Moçambique perde cerca de 290 biliões de meticais anualmente por causa da corrupção

Um estudo do Centro de Integridade Pública, recentemente apresentado em Maputo, refere que o custo anual da corrupção é de 4.9 biliões de dólares americanos, o equivalente a cerca de 290 biliões de meticais. Este valor corresponde a cerca de 30 porcento do Produto Interno Bruto do ano de 2014.

O relatório do estudo refere ainda que o custo da corrupção em Moçambique não é apenas monetário, económico ou social, mas tem implicações na política de negócios estrangeiros e as relações internacionais que pode ser afectada com a imagem do país no contexto mundial.

“No período em análise (2002-2014), as práticas corruptas nas alfândegas podem ser identificadas como a principal causa de danos na economia envolvendo elevadíssimas somas de transacções ilícitas. Os subornos nas alfândegas ligados ao evitamento do pagamento de direitos de importação encarecem grandemente o custo ao Estado. A única perda mais importante de recursos públicos registada na amostra está relacionada com a montagem de um sistema paralelo de desalfandegamento destinado a contornar o sistema oficial MCNET. Custou ao país cerca de 2.5 biliões de US$ por ano, i.e., mais de 1 bilião de US$ mais do que o orçamento total em educação e saúde (1.4 biliões de US$) em 2015” – refere o relatório do estudo.

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CIP - MINISTRA DA ADMINISTRAÇÃO ESTATAL E FUNÇÃO PÚBLICA NÃO APRESENTA MEDIDAS CONCRETAS PARA COMBATER A CORRUPÇÃO - de Outubro de 2015

A Ministra da Administração Estatal e da Função Pública, Carmelita Namashulua, instou os servidores públicos a combaterem a corrupção a nível do sector público, durante a cerimónia de abertura do Conselho Coordenador do ministério que dirigiu, no dia 30 de Setembro de 2015, na Praia do Bilene, asseverando que para o efeito era necessário o reforço das medidas para uma gestão eficiente dos recursos públicos.

Ora, o discurso proferido pela Ministra não faz referência a existência de tais medidas a nível do sector público.

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CIP - O Julgamento do “Caso MINED” deve Impulsionar casos de grande corrupção sem desfecho no judiciário - Agosto 2015

O que se nota é que de há algum tempo a esta parte não se vislumbram julgamentos de semelhante
magnitude, mesmo de casos sobejamente mediatizados e em que o Gabinete Central de Combate à
Corrupção (GCCC) já realizou a competente instrução preparatória.

Portanto, esta é uma oportunidade soberana para que estes casos voltem a merecer a atenção do
judiciário e para que continuem a ser levadas a cabo as respectivas investigações, visando apurar
responsabilidades pelos factos arrolados e, havendo provas do envolvimento dos indiciados,
os mesmos sejam exemplarmente condenados pela prática de crimes de “grande corrupção”.

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CIP - É necessário criar legislação específica para penalizar fiscais de obras públicas - Julho 2015

A contratação de empreitada de obras públicas tem sido uma das áreas do Procurement público
onde o Estado tem sido constantemente lesado em detrimento de interesses privados.

E como forma de minimizar parte dos problemas que este processo enfrenta, um enfoque especial
deveria ser dado à questão da fiscalização das empreitadas de obras públicas, porque há casos de
funcionários que se aproveitam do facto de desempenharem a função de fiscais internos para  
exigirem o pagamento de subornos ao empreiteiro.

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