Quem somos

O CAICC é um programa de apoio criado em 2006, que apoia centros promotores de informação e comunicação comunitária, visando responder às necessidades de desenvolvimento e da consolidação da rede de centros existentes no País. Contribui para melhorar a qualidade do trabalho dos parceiros e para consolidar o seu papel de informadores, comunicadores, defensores da liberdade da imprensa e da expressão, e promotores de boa governação, privilegiando o uso de Tecnologias de Informação e Comunicação. Serve uma rede constituída por mais de 140 rádios comunitárias, centros multimédia comunitários (CMCs) e telecentros de várias origens e tipo existentes em todo o país.

As actividades principais do CAICC incluem um serviço de helpdesk, gestão de um website e canais de comunicação através das redes sociais, produção e disseminação de conteúdos da área de governação (online e off-line), e capacitação dos parceiros locais através de cursos, workshops, formação em trabalho e visitas de acompanhamento. Adicionalmente, o CAICC promove intercâmbios entre os centros da rede, concursos anuais de programas radiofónicos e realiza acções de networking aos níveis regional e internacional.

Sendo o CAICC um programa conjunto de vários stakeholders, foi necessário encontrar um arranjo institucional que facilitasse a sua operacionalização. O Centro de Informática da Universidade Eduardo Mondlane – CIUEM, foi escolhido como instituição hospedeira dada a sua experiência, competência e recursos na área de TIC para o desenvolvimento.

Institucionalmente o CAICC é um programa do gabinete de ICT4D. É implementado por uma equipa de oito profissionais (três em tempo parcial). A colaboração de outros profissionais do CIUEM e da UEM tem sido fundamental para que a helpdesk do CAICC consiga responder às solicitações dos parceiros locais, em particular em questões técnicas da área informática.

O CAICC é governado por uma Board de Conselheiros constituída pelos principais actores operando na área de informação e comunicação rural e comunitária no País: representantes do Centro de Informática da UEM (CIUEM), Fórum Nacional de Rádios Comunitárias (FORCOM), Instituto de Comunicação Social (ICS), Instituto Nacional de Tecnologias de Informação e Comunicação (INTIC), Ministério da Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Técnico Profisional (MCTESTP) e Instituto de Estudos Económicos e Sociais (IESE). O Comité reúne 2 vezes por ano para discutir e aprovar os planos, relatórios e estratégias do CAICC, e partilhar informações visando melhorar a coordenação entre os membros. Neste momento funciona com o financiamento da OXFAM

Leia Também: