CAICC distinguindo na categoria de ouro da Global Innovation Competition

O Centro de Apoio à Informação e Comunicação Comunitária – CAICC, um projecto baseado no Centro de Informática da Universidade Eduardo Mondlane, que desde 2006 trabalha no apoio as rádios comunitárias, centros multimédias comunitários e telecentros na área de conteúdos e uso das tecnologias de informação e comunicação, foi distinguindo semana passada (quinta-feira 16 de Abril), na categoria de Ouro do concurso Global Innovation Competition 2015, promovido pelo projecto Making All Voices Count.

Em Setembro do ano passado o projecto Making All Voices Count, uma iniciativa global que visa incentivar ideias e pesquisas inovadoras para dinamizar o engajamento do cidadão e a capacidade de resposta dos respectivos governos à demanda dos cidadãos, implementada pela Hivos, Ushahidi e pelo Institute of Development Studies, com o financiamento da USAID, UKaid, OMIDYAR NETWORK bem como pelo governo da Suécia, lançou o Global Innovation Competition 2015 – GIC.

A GIC visava essencialmente materializar os objectivos do Making All Voices Count que se resumem numa maior participação do cidadão na governação local, através de ideias inovadoras. De Outubro a Novembro de 2014, um total de 241 ideias a nível global foram submetidas ao concurso, dentre elas estava o projecto Face To Face: alargando diálogo local, submetido pelo CAICC que visa treinar os voluntários das rádios comunitárias a produzir pequenos vídeos sobre as necessidades e desafios reais das comunidades rurais e dos respectivos governos, no que ao direito à informação diz respeito, isto é, os desafios práticos da implementação da Lei de Direito à Informação, recentemente aprovada. Estes vídeos serão divulgados através de várias plataformas tecnológicas bem como pelas redes sociais.

Numa primeira fase apenas 50 das 241 propostas é que foram apuradas e submetidas a segunda com 30 ideias. Finalmente 10 ideias, incluído Face to Face, foram seleccionadas. O concurso dispunha de 300 mil Euros para financiar as ideias inovadores que se apresentassem mais realistas e com impacto na vida do cidadão, através não só da garantia da participação deste mas acima de tudo de maior abertura e transparência dos governos locais. As 10 melhores propostas, foram convidadas para fase final que decorreu de 13 a 17 de Abril em Jakarta na Indonésia.

Já em Jakarta os 10 finalistas apresentaram e discutiram as suas propostas com um júri composto por diversos especialistas em várias áreas, bem como tiveram a oportunidade de participar em sessões de mentoria que contribuíram bastante para a consolidação dos projectos.   

A noite de Consagração

Depois de 4 dias de intenso trabalho, na quinta-feira dia 16 de Abril, os finalistas subiram ao palco para fazer as últimas apresentações, não só ao Júri mas também dezenas de figuras convidadas para a Gala. Dentre os convidados encontrava-se o embaixador dos EUA na Indonésia Robert O. Blake, que estava na cerimónia também em representação do steering committee.

Durante a noite de Gala, os participantes tiveram mais tempo para apresentar as suas propostas, contrariamente aos três minutos que tinham ao longo das sessões para convencer ao júri durante a fase de mentoria. O júri dividiu as premiações em três categorias, sendo a primeira, de Ouro, a segunda de Prata e a terceira e última de bronze. A primeira categoria era a significa aprovação do projecto e disponibilização do financiamento para execução dos projectos, enquanto a segunda significa que os projectos carecem de maior discussão e aprofundamento e a terceira e última que efectivamente só podem aguardar pelo outro concurso.

Ao CAICC coube a distinção na categoria de Ouro, com um financiamento de pouco mais de 37 mil Libras (aproximadamente 2.000.000 de meticais), valor que será aplicado no projecto, que na fase piloto vai abranger 6 rádios comunitárias na região centro do país. A ideia é treinar os voluntários da rádio em storytelling, bem como a produção de vídeos curtos retratando vivências das comunidades locais, suas necessidades e desafios, no que ao direito à informação diz respeito, como forma de assegurar uma governação mais transparente e que responda as necessidades dos cidadãos. Estes vídeos serão partilhados a nível local e nacional através do Youtube, WhatsApp, Facebook entre outras ferramentas da rede do CAICC, composta por mais de uma centena de rádios comunitárias, centros multimédia comunitários e telecentros.

Na mesma noite foram destinguidos na categoria de Ouro, projectos apresentados por inovadores da Nigéria, Africa do Sul, Filipinas e Indonésia.