Rastreando a Despesa Pública casos de Machaze, Cuamba e Mandimba

Um estudo efectuado pelo Centro de Integridade Pública, e que visava avaliar o nível de aplicação dos fundos distritais e dos investimentos do governo central e provincial.

 

Em Cuamba - Niassa, por exemplo, concluiu que é difícil distinguir os investimentos realizados pelo Governo provincial dos realizados pelo Governo Central no distrito, uma vez que todos são levados a cabo pelo governo provincial. Isto é, os investimentos do nível central chegam no distrito por via do governo provincial.

 

Muitas obras no distrito são realizadas por mais de um empreiteiro porque, geralmente, os empreiteiros não são honestos e abandonam as obras a meio, conforme se pode ver, aqui

 

  O mesmo estudo feito no distrito de Machaze – Manica, concluiu que as obras de construção de 2010 estão confinadas na vila-sede e não foram concluídas porque tiveram arranque tardio devido à demora na disponibilização de fundos.

 

O desvio de aplicação verificado no âmbito da execução do Fundo de Investimento Distrital foi devido aos preparativos da visita presidencial.

 

Todas as obras realizadas nas vésperas da visita presidencial apresentavam-se com problemas de qualidade aparentemente por terem sido feitas às pressas, conforme o estudo.

 

  Já em Mandimba - Niassa, o estudo reporta que em 2010, o distrito de Mandimba recebeu um total 1.250.000,00Mt para trabalhos de manutenção de rotina e melhoramentos localizados de estradas não classificadas; construção e reabilitação de pontes e/ou pontecas. No âmbito deste fundo, o governo distrital reabilitou 4km de estrada na vila sede e construiu dois (2) tabuleiros em betão, de 5 e 15 metros cada nas  pontes sobre o rio Ongama.

 

  As actividades realizadas no âmbito deste fundo foram concluídas. Porém, o estudo refere que os 4km de estrada reabilitados na vila sede apresentavam problemas de qualidade, pois a reabilitação consistiu, em grande medida, na colocação de saibro e areia susceptível de desaparecer em caso de chuvas. Leia mais.