Relatório de Monitoria da Cobertura dos Mídia das Eleições Gerais 2019 em Moçambique

A Rádio Moçambique (RM) foi o meio que teve o maior número de peças em todos os meios de comunicação analisados, com 38,1%, correspondentes a 1723, de um total de 4522 peças analisadas. Na sua cobertura, a RM dedicou a maior parte das publicações para a Frelimo, com 39,5%; o MDM, com 24,1%; e a Renamo, com 27.0%. Ao longo da campanha, a RM procurou ser neutra, tendo ocupado mais tempo nas peças de abertura dos seus blocos noticiosos com os partidos na oposição e, na sua maior parte, com o tom neutro; porém, foi tendenciosa ao fazer uma cobertura com enquadramentos positivos e favoráveis ao partido Frelimo e ao produzir o maior número de artigos com enquadramentos negativos para os partidos da oposição. Note-se ainda que o candidato da Frelimo surge com maior frequência na RM como o protagonista principal da campanha, em relação aos outros tipos de actores referenciados.

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