MULHER NAS TECNOLOGIAS: OPORTUNIDADES E DESAFIOS NA INVESTIGAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO

 

Realizou-se esta quarta-feira, 29, uma mesa redonda subordinada ao tema 'Transformação da UEM em universidade de investigação: Oportunidades e desafios da mulher no uso das tecnologias de informação e na investigação para o desenvolvimento'. O evento tinha como objectivo celebrar e reconhecer o contributo da mulher no cumprimento da Missão da UEM.

Sara João, formada em música pela Escola de Comunicação e Artes da UEM, teve a honra de fazer a abertura do evento com um número musical interpretado por si e pela sua companheira, Prudência Matlava, ao piano. O momento, que mereceu aplausos do público, deu lugar à intervenção de boas-vindas dada pelo moderador Luís Neves, director do Centro de Informática da UEM (CIUEM).

E foi ao moderador a quem coube a breve apresentação das painelistas, incluindo a da Ana Rita Sithole, que apesar de ausente, foi lembrada nesta sessão como figura de grande importância na construção de uma sociedade onde a mulher tem voz e vez em diversos sectores.

O evento serviu para a reflexão sobre a necessidade de se "apostar na qualidade e não apenas na quantidade de mulheres nos mais diversos sectores do saber, com destaque para as tecnologias", como referenciou a Professora Doutora Ana Nhampule, oradora e docente pesquisadora da Universidade Joaquim Chissano.

Para a Professora Doutora Benigna Zimba, também oradora e docente da Faculdade de Letras e Ciências Sociais da UEM, "a noção de uso de tecnologias ainda é bastante incipiente e vaga". Ela afirma que para um desenvolvimento efectivo da sociedade, "não podem ser os políticos a virem dizer como deve ser feita a investigação com base nas tecnologias existentes", mas a própria comunidade académica.

Na ocasião, o Magnífico Reitor da UEM, Professor Doutor Manuel Guilherme Júnior, mencionou a necessidade de a mulher ser parte das políticas públicas de promoção de empoderamento e disse ser preponderante que essa mesma mulher tenha acesso às tecnologias e ao conhecimento em diferentes áreas para o desenvolvimento da sociedade.

Estiveram presentes órgãos de informação e outros órgãos centrais da UEM, com destaque para o Centro de Apoio à Informação e Comunicação Comunitária, (CAICC), a quem coube a honra de registar o momento e eternizar o momento através de fotografia em família que deu por encerrado o encontro.