O que é IMEI?

IMEI é a sigla para International Mobile Equipment Identity, que em português significa “Identificação Internacional de Equipamento Móvel”. Em outras palavras, é um número único que identificada cada aparelho de telefone celular.

 

O número IMEI é normalmente colado em um adesivo no compartimento da bateria. Outra forma de se obter o IMEI é digitar direto no aparelho o código: *#06# (funciona para celulares Nokia e em algumas outras marcas). Com a digitação deste código, não é necessário abrir ou desligar o celular para descobrir o IMEI. Mas, você pode encontrar este número desta maneira: Retire a tampa do local em que fica a bateria, retire a bateria e proucure o número que antes tem escrito "IMEI". Se, por acaso, este número não for o mesmo que você encontrou digitando *#06#, é porque você está com um celular clonado ou roubado.

 

Esse número de identificação é armazenado em um banco de dados da operadora (EIR – Registro de identidade de equipamentos) contendo todos os equipamentos móveis válidos. Quando é reportado um roubo de telefone e o IMEI do celular é informado à operadora, esse IMEI é marcado como inválido, e o celular não pode mais ser habilitado. O número consiste de 4 grupos, que seguem o padrão: nnnnnn--nn-nnnnnn-n.

 

Quando o aparelho é bloqueado pelo IMEI, fica apenas bloqueado no país, mas se for usado no exterior, funciona normalmente. Isto é uma deficiência na utilização do código IMEI para aumentar a segurança e coibir roubos de aparelhos, mas sem dúvida, se todos os celulares roubados fossem bloqueados logo em seguida, o número de celulares roubados cairia drasticamente.

 

Você sabe o IMEI do seu aparelho? Anote-o em um local seguro para que possa bloquear seu aparelho caso o mesmo seja roubado. Para nunca perder o seu número de IMEI, mande um e-mail para você mesmo com este número e use caso precisar.

 

Fonte: www.velhosamigos.com.br