Lideranças comunitárias e religiosas debatem sobre casamentos prematuros e gravidezes precoces em Mandlakazi, na Província de Gaza.

0

A organização não governamental Word Vision e o Esposo da Governadora de Gaza realizam desde esta quinta-feira, 05 de Julho, seminários sobre a prevenção de casamentos prematuros, denominado Dialogo de Homem para Homem.
O primeiro seminário teve lugar no posto administrativo de Chibonzane, na sala da Igreja Católica, envolvendo líderes comunitários e religiosos, chefes das povoações, membros da AMETRAMO, diferentes intervenientes das escolas incluindo alunos, organizações e instituições públicas que lidam com os direitos e o bem-estar das crianças.
Durante o encontro os participantes debateram temas como: casamentos prematuros e gravidezes precoces, HIV/SIDA e as estratégias do combate e prevenção, papel do homem e da comunidade no combate a casamentos prematuros e as praticas sócio culturais que contribuem para os elevados índices de casamentos prematuros.
No final do encontro, o patrono do evento, o esposo da Governadora de Gaza, Alberto Zeca, fez uma avaliação positiva do evento afirmando que a comunidade local assumiu o compromisso de tudo fazer para acabar com os casamentos prematuros nas suas zonas de jurisdição, desde a família, escola ate a comunidade no geral.
Por seu turno, o Gestor Distrital da Visão Mundial em Mandlakazi, Anivaldo José, fez uma avaliação positiva do evento tendo em conta a participação e o compromisso assumido pelos presentes no seminário. Defendeu ainda que há mudanças de comportamento nas comunidades no que se refere as praticas sócio-culturais que proporcionam o aumento do índice de casamentos prematuros.
A reportagem da rádio Mandlakazi, conversou com os participantes do evento que assumiram o compromisso de tudo fazerem para acabar com os casamentos prematuros.
Flórda Mondlane, líder comunitário do povoado de Magaiza, afirmou que vão disseminar os conhecimentos adquiridos no seminário, desde as famílias ate a comunidade local, com vista a combater a problemática de casamentos prematuros.
O evento idêntico terá lugar hoje, sexta-feira, 06 de Julho no posto administrativo de Macuacua

Share.

Leave A Reply