FALTA DE ÁGUA POTÁVEL NA VILA DE GORONGOSA COM SEU FIM EM 2018

0

A Novidade foi anunciada pelo Presidente do Conselho Municipal da Vila de Gorongosa, Moreze Joaquim Cauzande durante o comício popularna unidade C do bairro de Tsuassicana.
Na ocasião o Edil do Município da Vila de Gorongosa, deu a conhecer que as obras de construção da barragem sobre o rio Nhandar que estavam paralisadas, já haviam reiniciadas e que estavam numa fase avançada para a sua conclusa, prevendo-se que no meado de 2018, os munícipes da Vila de Gorongosa, se beneficie da água potável.
Na mesma ocasião fez saber que o conselho Municipal no âmbito do projecto PRODIA II irá beneficiar de um financiamento a luz da cooperação bilateral Alemã de 1.698.639,00 Euros, que será alocado como poste complementar de iniciativa do Governo Central para a expansão da rede de canalização da água a partir do rio Nhandar os 7 bairros da autarquia.
O principal Objectivo da construção sobre o rio Nhandar é o abastecimento de agua potável as comunidades locais, principalmente as da vila de Gorongosa, que actualmente estão desprovidos de um sistema de abastecimento de agua. A água gerada a partir da barragem também servira para fins de irrigação e geração de energia eléctrica em pequena escala.
Após a sua conclusão, a barragem deverá fornecer água a mais de 35000 habitantes do Município da Vila de Gorongosa, prevendo-se atingir cerca de 1.279.956 metros cúbicos por ano até 2030.
As obras de construção da barragem de Nhandar estão a cargo do empreiteiro Português TOVISA e são orçadas em 195.991.938.98Mt.

Share.

Leave A Reply