OXFAM em parceria com o CAICC, apoiam as Rádios Comunitárias do país em equipamentos diversos de trabalho

0

Com o financiamento da OXFAM, este apoio surge em resposta as dificuldades que as rádios comunitárias enfrentam no seu dia a dia para desenvolver as suas actividades, por falta de equipamento qualificado para o efeito.

Estas dificuldades das rádios, foram identificadas durante as actividades realizadas pelo CAICC no terreno, denominadas On-The-Job Training, onde é feito o levantamento dos equipamentos existentes nas rádios visitadas.

Para além da OXFAM, o CAICC partilha o ponto de situação das rádios com os diversos Stakeholders a fim de busca conjunta de soluções para facilitar as rádios a desempenhar o seu papel com mais profissionalismo.
Desta vez, a resposta veio da OXFAM que decidiu apoiar em equipamento de trabalho a algumas rádios identificadas pelo CAICC a funcionarem em situações críticas.

O equipamento é composto por computadores, consoletes, gravadores digitais, auscultador, microfones e respectivos tripés.
E sem dúvidas, este presente, trouxe um grande alívio para as rádios como dizem alguns coordenadores visivelmente satisfeitos e muito motivados para o trabalho, “era já sem tempo” disse o coordenador de Nacala-Velha, “estávamos a precisar” – Acrescentou ele.

entrega de equipamento na RC Iulute-Nampula P1340328

Estamos muito satisfeitos com a chegada deste equipamento, estávamos a precisar, os headphones que usamos já não estavam em condições e por isso agradecemos o apoio, os gravadores vão ajudar para além da coleta da informação, a reduzir custos de compra de pilhas por serem recarregáveis. Na nossa rádio, havia congestionamento para o uso dos computadores o que dificultava o processamento atempado da informação, mas com mais dois computadores a rádio vai produzir mais e em menos tempo. – José Viana, coordenador da Rádio Comunitária Ehali de Nacala Velha

O coordenador da rádio comunitária de Caia reagiu com muita satisfação, dado que a sua rádio, para além dos diversos equipamentos, também recebeu um consolete “praticamente é para nós um estúdio renovado e moderno o que ajudará muito a flexibilizar as nossas actividades. Reformamos o consolete antigo e melhorou a qualidade das nossas emissões com este novo que já estamos a usar” – disse Alberto Frank, coordenador da rádio comunitária de Caia.

Num outro desenvolvimento, Frank disse que a rádio tinha muita falta de computadores o que comprometia muito o trabalho da redação. O coordenador disse também que a rádio tinha poucos gravadores e um único auscultador já cansado, mas com a chegada do novo material, TUDO MUDOU.

Esta iniciativa irá abranger um total 20 rádios comunitárias representando as províncias de Niassa, Cabo-Delgado, Nampula, Zambézia, Tete, Manica e Sofala.

Share.

Leave A Reply