Distrito de Gorongosa já Conta com Novo Sistema do Ensino a Distância.

0

Teve lugar na Escola Secundária Eduardo Mondlane de Gorongosa hoje dia 30 de Março o lançamento do Programa do Ensino Secundaria a Distância, um sistema baseado no estudo do nível médio do ensino geral através da internet na plataforma criada pelo Ministério de Educação e Desenvolvimento Humano. Em Gorongosa para presente ano lectivo irá atender cerca de 60 alunos inscritos que serão assistidos por 14 professores desta instituição do ensino.

O Acto do lançamento foi testemunhada pelos alunos, professores e orientada pelo administrador do Distrito de Gorongosa Manuel Jamaca que fez-se acompanhar pelo Director do Serviço Distrital de Educação Juventude e Tecnologia de Gorongosa Nacer António Teixeira de Sousa. A Abertura deste programa foi antecedida como uma explicação sobre o processo de funcionamento do Programa do Ensino a Distância aos membros do governo presente onde posteriormente foi cadastrada a primeira estudante.

Paulo Lucas Quembo Raposo director desta instituição do ensino apelou a maior dedicação e seriedade dos alunos envolvidos juntos dos seus professores e lamentou a falta de sala espaçosa e computadores para abranger todos estudantes.

Na intervenção do responsável máximo da educação no Distrito de Gorongosa Nacer de Sousa, fortificou a ideia de seriedade dos professores e alunos para valorizar a escolha da Escola Secundária Eduardo Mondlane na implementação deste tipo de ensino.

O Administrador do Distrito de Gorongosa que declarou a abertura do ensino a distância do nível médio, disse que a cerimónia realizada mostra o comprometimento do Governo de Moçambique na criação de condições e acesso a educação e melhoramento de qualidade de ensino a todo cidadão, e afirmou ainda que este é o fruto dos vários pedidos feitos pelos jovens nas visitas feitas pelos dirigentes ao distrito de Gorongosa e como tantos outros projectos que irão chegar a Gorongosa e por fim apelou ainda o uso com muita eficácia os meios disponibilizados e não podem servir como recursos para divulgar informações não digna.

Entrevistado um dos estudante inscrito para o ensino a distância Airone João Seda disse que se encontrar a trabalhar distante a escola onde leciona o nível médio e essa iniciativa irá ajudar a concluir o nível médio (12ªClasse).

O Programa de Ensino a Distância em Gorongosa funciona na sala de informática da Escola Secundária Eduardo com um tutor responsável pelo controlo das actividades a ser executada pelos professores e alunos. E o acesso a Plataforma do Ensino a Distância pode ser feito a qualquer momento através dos computadores, tabletes ou smartphones ligados a internet

Share.

Leave A Reply