ANIMAIS BRAVIOS VANDALIZAM CAMPOS AGRÍCOLAS

0
Animais bravios como são o caso de hipopótamos vandalizam alguns campos agrícolas na aldeia de Pfukwe  no Posto Administrativo sede de Mabalane .
Entrevistado pela rádio comunitária Limpopo o líder de pfukwe Abner Simango disse que    a estiagem e seca severa que fustigam aquela  região constituem motivos e vandalizam na calada da noite. Como forma de ultrapassar estas dificuldades os residentes tem preparado lume e alguns ruídos de batuques.
Simango avançou que ate então os animais ainda não causaram nenhum dano humano  e acontece que as machambas tem capim porque happy wheels os residentes praticam as sua actividades na margem da lagoa de Pfukwe.  A Produção agrícola 2015/2016 ficou comprometida e para aqueles que praticam as suas actividades na margem da lagoa conseguiram produzir hortícolas e a agua para irrigar os seus campos esta um pouco distante .
Devido A seca Severa cerca de  43 gado morreu por percorrer longas distancias  e a procura de capim portanto não houve nenhuma alternativa para a sobrevivência do gado. O gado morre a caminho do  rio bem como na aldeia.
Por Titos Chaúque
 
Share.

Leave A Reply