CHAMA DE UNIDADE

0

Entrou na manhã desta quinta-feira, na província de Sofala à chamá da unidade Nacional indo da província de Manica no centro do país.
Sendo que à porta da entrada foi no limite entre o Distrito de Gôndola na província de Manica e à região de Bendical no Distrito de Nhamatanda na província de Sofala.
No momento da chegada do símbolo que marca os 40 anos da independência Nacional de Moçambique, à população de Sofala que-o-aguardava no local, se alegrarao de cânticos e danças.
No momento da chegada outros usaram deste dia de festa e tiravam fotografias na tocha para uma recordação.
Na ocasião, Alberto Mondlane Governador da província de Manica, disse à jornalistas numa conferência de imprensa que à chamá da unidade Nacional, trás alegria e esperança para o povo moçambicano.
Por seu turno Maria Helena Taipo, Governadora da província de Sofala, afirmou na ocasião por meio de um comício popular, que à chamá representa à união dos moçambicanos.
No outro desenvolvimento, Taipo disse que à chamá irá iluminar a certeza de futuro melhor de un país que está em paz, e convidou à população desta região do país para o envolvimento durante o percurso da chamá nas localidade e Distritos de desta província.
A chamá da unidade foi incendiada no dia 7 de abril último no povoado de Namatil pelo presidente da república Filipe jacinto Nyusi, e está percorrendo de mão em mão das zonas e localidades dos distritos de todo país, e poderá ser recebido na praça da independência em Maputo na capital do país no próximo dia 25 de junho pelo presidente da república.
Desde la para cá à chamá passa sempre deixando grandes marcos na história de cada pessoa que ver e tocar, como o caso do Egídio Pascoal jornalista da Rádio Moçambique, afectou no emissor províncial de Manica que cobriu à chamá durante sete dias nos Distritos da província de Manica.
Egídio Páscoal disse a chamá deixa lhe um marco importante no capítulo da sua história sobre o país.
Para terminar dizer que nesta província de Sofala o símbolo da unidade Nacional, poderá ficar durante oito (8) dias poderá percorrer em todas localidades dos Distritos de Nhamatanda, Gorrongosa, Maringue, Chemba, Caía, Marromeu, Muanza, Dondo, e a cidade da Beira, Buzi, finalmente poderá poderá terminar no Distrito de Chibabava e depois irá entrar na província de Inhambane.

Domingos Singano-Rádio Nhamatanda.

Share.

Leave A Reply