CRIANCAS DE CHIBUTO SENTEM SE COM DIREITOS VIOLADOS

0

 

Alguns Encarregados de educação na Localidade de Mucotuene, posto Administrativo de tchaimite, Distrito de Chibuto não respeitam os direitos das crianças

O facto foi revelado recentemente aos microfones da Rádio Comunitária de Chibuto por duas Crianças que sentiram seus direitos violados.

As mesmas apontam os trabalhos infantis e a pastagem do gado como causa da violação dos seus direitos.

Clique e escute  S. E F. CRIANCAS CHAIMITE XANGANA

Tradução

S: Meu nome é S. M., vivo no Bairro X, minha mãe chama-se A. S. Voltei há dias atrás da casa da vovó M. e eu disse a minha mãe que eu quero ir a escola, e a minha mãe respondeu o seguinte: não vais a escola, deves ficar aqui para vender amendoim torrado e eu cumprí, mas quando eu digo mãe peço-lhe que compre-me uniforme e cadernos para ir escola ela recusa-se. No lugar de comprar-me cadernos e uniforme, ela comprou-me uma pasta e disse-me, esta pasta irás usar para viajar. Eu a questionei mãe, compras-me uma pasta sabendo que não é para ir a escola? Qual é a finalidade? E ela respondeu-me: não tenho dinheiro para essas brincadeiras, pois, quando eu lhe mando tu não me obedeces. E eu perguntei-a mãe queres que eu faça que tipo de trabalho? Minha tia, irmã mais velha da minha Mãe, soube que eu não ia a escola, e disse a minha mãe, “ traga-me a S. para aqui em Xiguidela  para  viver comigo” e a minha mãe disse “a S. não vai a nenhum lugar porque ela é que cuida de mim e da casa. Em seguida minha tia questionou a minha mãe “como ousas dizer que ela cuida de ti e da casa, se não a deixas ir a escola?” E minha mãe disse ”não posso aguentar, desde criança estou a cuidar dela sem Pai, e quando lhe dou ordens ela não aceita”. Minha tia perguntou a minha mãe “porque razão compraste-lhe a pasta sabendo que não queres que ela vá a escola?”

Eu no final disse a minha mãe, prefiro sair de casa e ir a Maputo para viver com uma das irmãs do meu pai, e minha tia aconselhou-me a ficar em casa da minha mãe e tirou 100 meticais para que eu fosse comprar cadernos e ir a escola, e estou aqui a estudar. Minha Mãe acabou aceitando.

 

F: Essa é a nossa realidade, dizem-nos os mais velhos se és uma mulher não podes ir a escola e apreender sem antes lavar os pratos, moer e pilar. E para nós os homens primeiro vamos a machamba e ao pasto do gado e por fim podemos ir a escola.

Ruben Magaia: Vocês como criança como encaram essa realidade, qual é a vossa reacção?

F: Temos que aceitar, senão corremos o risco de parrar na rua. Outras crianças fogem de casa e vivem nas ruas e acabam roubando para sobreviver.

 

Por Ruben Magaia

Share.

Leave A Reply