Gorongosa vence Concurso Internacional de Arte

0

Os alunos da Escola Primária Completa (EPC) de Mbulaua, do distrito da Gorongosa, em Sofala, ganharam o Prémio National Geographic para o 2º Escalão de Idades do Concurso Internacional de Arte: Quando o Mundo se torna Tela.

O concurso sob a égide da Comissão Nacional da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), integrado no II Congresso Internacional Escolar: Recursos Naturais, Sustentabilidade e Humanidade, decorreu no mês de Maio último na cidade de Braga, em Portugal.

Participaram desse concurso, alunos de diferentes países, entre os quais Brasil, Polónia, Alemanha, Portugal, Grécia e França, agrupados em dois escalões. A primeira categoria integrava meninos de até aos 12 anos de idade, enquanto a segunda divisão comportava adolescentes de até aos 18 anos.

O concurso tinha como o propósito sensibilizar a sociedade, para a promoção das boas práticas da preservação ambiental.

A EPC de Mbulaua esteve representada na efeméride por um total de dez alunos que frequentam a 6a e 7a classes.

A obra vencedora “Arte Projec Tree” apresenta pelos meninos do interior da Gorongosa, foi projectada em tela de barro usando a técnica de colagem. Ou seja, colaram cascas de árvores vivas para representar o caule, cinza e barro para pintura do tronco. Igualmente colaram folhas vivas no topo da árvore para representar o verde das dos órgãos especializados em captação de luz e trocas gasosas com a atmosfera para realizar a fotossíntese respiração.

A “Arte Projec Tree” representa uma mensagem de preservação das florestas e a árvore sobretudo partes da sua divisão, nomeadamente ramos e raízes, como habitat de pássaros, de insectos e mais.

A EPC de Mbulaua contaram com a orientação do educador comunitário do Parque Nacional da Gorongosa, Herculano Ernesto, e da voluntária do Corpo da Paz vinculada ao Programa Ambiental do PNG, Sinead Brien.

As obras “Pé de Caqui” e “Atlântica”, ambos de Mogi das Cruzes, Brasil, ganharam o 1º Escalão de idades.

Os trabalhos serão expostos no Museu Regional de Arqueologia D. Diogo de Sousa, em Braga. Para além dos competidores receberem um certificado de participação.

Referir que o júri do Concurso Internacional de Arte: Quando o Mundo se torna Tela, em que os alunos da Gorongosa venceram o 2º Escalão de Idades, era constituído por quatro elementos de reconhecido prestígio académico e artístico, designadamente Luís Coquenão, artista plástico, Alexandra Ribeiro, professora e artista plástica, Jean Pierre Porcher, arquitecto e artista plástico e Margarida Oliveira.

Texto: Carlitos Sunza/Departamento de Comunicação do PNG

Link da notícia: http://www.gorongosa.net/pt/news-event/020610_Criancas_Gorongosa_Vencem/crianas-da-gorongosa-vencem-concurso-internacional-de-arte-quando-o-mundo-se-torna-tela

Share.

Leave A Reply