MINISTRO DE DEFESA NACIONAL, LANÇA CAMPANHA DE RECENSEAMENTO MILITAR NO DISTRITO DE MALEMA

0

O Ministro de Defesa Nacional, Cristóvão Artur Chume, procedeu na manhã de hoje dia 09 de Janeiro de 2023, na Vila Autárquica de Malema, Província de Nampula, o lançamento oficial da vigésima sexta Campanha de Recenseamento Militar, edição 2023, que decorre desde o dia 03 de Janeiro com a previsão de término no dia 28 de Fevereiro do ano em curso, sob lema “Recenseamento Militar: Promovendo a cidadania e inspiração de jovens para defesa Nacional.”

Este acto, teve lugar no local de comícios popular vulgo viné, e contou com participação de diversas individualidades de nível distrital e provincial, com destaque do Secretário de Estado da Província de Nampula, Mety Oreste Gondola.

No seu discurso, o Ministro de Defesa Nacional, disse que o Governo de Moçambique programou recensear no presente ano 221.141 mancebos em ambos sexos, em observância da Lei do Serviço militar em vigor no país, dai que, pede apoio das autoridades locais, religiosas, instituições de ensino, pais e encarregados de educação para que ajam como agentes de educação cívico- patriótico e mobilizadores de jovens convista o alcance e superação da meta programada.

Chume, apelou aos jovens para que não esperem cidadãos de outras nações para defender a soberania e integridade nacional, sob risco de hipotecar o futuro da pátria, cuja independência foi conquistada com muito sacrifício.

Ainda no seu discurso, o Ministro pediu maior vigilância nas comunidades contra todo tipo de manifestação e suspeita de actos de terrorismo, exortando ao país e encarregados de educação a prestar especial happy wheels atenção nos filhos para que estes não se deixem levar por promessas falsas.

Para Mety Condola, Secretário de Estado da Província de Nampula, considera que o lançamento da campanha na Província de Nampula e distrito de Malema em particular, constitui um privilégio, mas também é um desafio e responsabilidade para que os jovens se interesse com o processo e oportunidade para esta camada social fazer valer os seus direitos de participar na construção do país.

Mety, disse ao Ministro de Defesa Nacional que Província de Nampula enfrenta inúmeros desafios de participação directa na preservação da paz e proteção de cada pedaço territorial, daí que o lançamento da campanha de recenseamento militar em Nampula, é um ponto de partida para reafirmação do compromisso na preservação e proteção do país.

Mety Condola, reafirmou que a Província de Nampula fará de tudo para que o processo decorra sem sobressaltos, explorando as mais diversas capacidades mobilizadoras instaladas na Província.

Por sua vez, os mancebos no distrito de Malema na sua mensagem alusiva a efeméride, comprometeram-se em fazer parte do processo através de mobilização de outros jovens para aderência massiva do recenseamento militar, edição 2023.

Importa frisar que o acto de lançamento da campanha de recenseamento militar em Malema, foi antecedido por uma marcha acompanhada pela banda da Academia Militar “Marechal Samora Machel”, para além de actuação de grupos culturais exibindo mensagens de chamada à consciência dos jovens para aderência ao processo recenseamento, inspirados no amor e defesa da pátria.

Por: Jeremias Paulino

Share.

Leave A Reply