CABO DELGADO DEBATE PAPEL DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

0

 

Com olhos postos no tema Cabo Delgado 2040, a Helvetas Swiss Intercooperation promoveu sexta feira 4 de Julho na cidade de Pemba o 6° Terraço Aberto-fórum de debate público referente ao ano 2014 sob lema comunicação social-papel e responsabilidades.

Tratou-se um encontro que uniu diferentes actores da sociedade entre profissionais de comunicação social, académicos,  sociedade civil entre outros, que durante 5 horas discutiram com profundidade a situação actual do exercicio de comunicação social em particular dos mídias existentes na provincia.

Os participantes que intervieram no debate desafiaram a comunicação social para indentificar-se pela profissão que assumiu, sem no entanto, observar a cultura politica e alegada fraca abertura de fontes de informação apontadas como algumas das principais dificulades dos profissinais de comunicação social na provincia.

A rádio e televisão comunitária de Nacedje de Macomia, representada pelo profissional de comunicação social Amade Abubacar coincidentemente Focal Point de Caicc representou as rádios comunitárias da provincia e falou do dia-a-dia e dos desafios da comunicação social nos distritos onde a  noção de liberdade de expressão ainda é menor, uma situação em alguns casos coadjuvada com aspetos politicos intimidatórias.

Amade defendeu por outro lado que a provincia de Cabo delgado poderia desenvolver cada vez mais rápido se o fluxo de informação fosse maior do existe hoje, aliás, durante o debate um dos profissinais de comunicação social da Stv referenciou que os mídias em Cabo Delgado ainda não acompanham o desenvolvimento da província.

A Helvetas Swiss Intercooperation promove em cada última sexta feira um teraço aberto facebook ( terraço aberto juvenil cabo delgado) com objectivo de incutir a cultura de análise, auto-critica e critica promocao da liberdede de expressão de opiniões sobre vários temas da actualidade para estimular o desenvolvimento dos cidadãos da provincia em particular e do país em geral.

 

Por: Amade Abubacar

Share.

Leave A Reply