ALDEIA 5° CONGRESSO MERGULHADA EM DELEMA DE ÁGUA POTÁVEL

0

O Choro sobre a necessidade de água potável é cada vez mais crescente no distrito de Macomia em Cabo Delgado, desta vez o grito da população da aldeia 5° Congresso no posto administrativo de Chai chega em tons de lamentação devido a fraca cobertura daquele precioso líquido.
Orlando Poipo Secretário da aldeia 5° Congresso falando à rádio Nacedje pede socorro a sua hierarquia do distrito para livrar a população daquela aldeia que consome água imprópria dos poços tradicionais desprotegidos.
Poipo explicou que a única fonte de água existente na aldeia está avariada já algum tempo e que o comité de água local não possui chave para tentar abrir e perceber a avaria.
Nvita Selemane, Presidente de Conselho de Desenvolvimento Comunitário CDC na mesma povoação disse à rádio Nacedje que a situação é do conhecimento do happy wheels governo e não percebe as razões pelas quais o executivo não resolve.
Entretanto, o Técnico de Água e Saneamento no Serviço Distrital de Planeamento e Infra-estrutura Biché Bacar disse a rádio Nacedje que o governo esta trabalhar para ultrapassar a situação não só naquela aldeia como também noutras.
Biché explicou que a cobertura actual de abastecimento de água no distrito de Macomia é 40 por cento, taxa inferior em relação aos 81.208 habitantes do censo 2007.
Comparando aos anos anteriores a cobertura esta crescer tendo em conta o numero de fontes variadas nas comunidades.
Segundo aquele Técnico ainda neste, o governo vai reabilitar 15 fontes de água um esforço que será efectivado com a parceria da Helvetas Swiss Intercooperation no âmbito do PROGROAS II- Programa de Governarão Água e Saneamento.

Por Amade Abubacar

Share.

Leave A Reply