Caso DE LIDERANCA NO BAIRO CHANGANE NA VILA DE MACOMIA JOVENS QUEREM DEMOCRACIA NO BAIRR

0

2.CHEFE DO POSTO DE MACOMIA-SEDE RECONHECE IAHIYA MAULANA LEGÍTMO SECRETÁRIO.

O Chefe do posto administrativo de Macomia-sede Arlindo Jamal afirmou esta 6ª feira aqui na vila, que o governo reconhece Iahiya Maulana como o legítimo Secretário do bairro Changane.
Arlindo reagia assim as intenções dos jovens presentes no encontro de auscultação sobre a tentativa de golpe ao Secretário do bairro Changane Iahiya Maulana, para quem as formas usadas pelos mesmos não seguiram as legalidades.
Aquele dirigente, disse que o governo irá reconhecer outra liderança se por unanimidade a população do bairro Changane no geral aceitar a demissão do actual secretário, mas não deixou de lado a legitimidade da preocupação dos jovens.

Por outro lado o chefe do posto advertiu que não e por causa de alguém ser velho que se pode tirar no poder quando as suas capacidades habilitam o mesmo a trabalhar.
Entretanto, Arlindo Jamal criticou o actual elenco de Iahiya Maulana pelo facto de excluir os jovens na governação local.

O interlocutor apelou o elenco dirigido pelo actual secretario de Changane Iahiya Maulana a trabalhar em prol de boa governação, organização e desenvolvimento daquele bairro.

3.HÁ TAMBÉM MEMBROS DA ESTRUTURA DE CHANGANE ACUSADOS DE COORDENAR COM OS JNOVENS PARA DERUBE DE IYAHIA MAULANA.

Pelo menos 2 membros da estrutura do bairro Changane que ocupam cargos de Juiz e Escrivão do tribunal comunitário daquele bairro respectivamente de coordenador para exoneração do poder do actual secretariam Iahiya Maulana.
O Escrivão é apadrinhado de compor o grupo dos jovens pelo facto de depois de ter sido aproximado pelos jovens aconselhou que uma das formas legar de expor o caso as autoridades seria os exigentes dirigirem-se ao chefe da localidade.
Por sua vez, o Juiz é acusado de filiar-se no grupo por ter aceitado depois de tantas insistências a inclusão do seu nome a lista de supostos candidatos ate na altura composta por pelo menos 9 pessoas incluindo o actual secretário.
Os acusados também presentes no acto negaram completamente conhecer a base das ideias democráticas que instam a nova eleição para o cargo do secretario de Changane em substituição do actual.

4.IYAHIA MAULANA DISPOSTO A DEIXAR O PODER SE FOREM OBSERVADOS TRAMITES LEGAIS.

Instado a falar aos microfones da rádio Nacedje, o Secretário do bairro Changane Iahiya Maulana afirmou que está disponível a deixar o poder se na verdade as reclamações levantadas pelos jovens que supostamente são do partido Frelimo reflectem a vontade da maioria da população.
Iahiya Maulana nega todas as acusações segundo as quais escolhe familiares para efeitos dos 7 milhões. Sem adiantar o número de anos que esta afrente dos destinos do bairro Changane admitiu que a sua manutenção no poder é da vontade dos populares.

Esta não é a 1ª vez que os jovens da divisão administrativa de Macomia-sede pedem mudança dos secretários de bairros ou aldeias no âmbito do uso dos direitos democráticos.
No bairro Changane vivem mais de 6 mil pessoas, na sua maioria de tribos Makonde e Macua praticando agricultura tradicional e outras actividades económicas.

1.JOVENS VOLTAM A PEDIR CESSAÇÃO DO SECRETÁRIO DE CHANGANE.

Durante a reunião de auscultação sobre a tentativa de golpe ao Secretário de Changane Iahiya Maulana, realizada esta 6ªfeira sob direcção do chefe do posto de Macomia-sede Arlindo Jamal, os jovens daquele bairro presentes no acto, voltaram a insistir demissão do mesmo, alegando que está no poder há bastante tempo.
Os jovens que se pronunciaram pertencer ao partido no poder, não apresentam outras inquietações e argumentam que a eleição de outro cidadão para liderar o bairro Changane é simples um exercício democrático.

Os jovens ameaçaram na presença do chefe do posto que, caso Iahiya Maulana não saia no poder, jamais participarão nos encontros por ele convocado acusando ao mesmo tempo de escolher pessoas para aceitar projectos no âmbito dos 7 milhões.

A juventude queixou-se ainda de alegada exclusão no processo da governação, contudo prometeu que vai usar os termos legais para que a sua inquietação chegue as estruturas da localidade.

Share.

Leave A Reply