IMPRESA PODE CAMINHAR EM SILÊNCIO NO DISTRITO DE MUIDUMBE

0

 

Quando os cidadãos, não sabem sobre os seus direitos e apenas se lembram dos deveres, na verdade estarao mergulhados num barco que tripula a sua sorte. Mas muitas vezes não é o caso de não saber os direitos, mas sim do medo causado pelas confianças politicas e partidarios que cada um tem, mas isto não deve ser factor para perdermos as nossas liberdades que a nutureza e a lei nos conferem.

Ha poucos dias viagei ate a sede distrito de Muidumbe, a norte da provincia de Cabo Delgado, tambem conhecido zona dos makondes, aqueles irmãos que durante a luta dos 10 anos também estiveram na vanguarda para explussão dos colonos.

Sem alguem me explicar, notei, constatei e senti, que a imprensa local , representanda pelas radios locais, está caminhar para o silêncio absuluto devido ao medo que os comunicadores têm de ser dito que são do partido da oposição porque a mior parte são da FRELIMO, o partido do poder.

Esta é mais outra prova que a imprensa no distrito de Muidumbe continua sendo manipulada sob olhar impavido daqueles que o povo ou a comunidade lhe espera para saber um pouco de tudo sobre a nossa governação local e outros assuntos da sociedade.

Pude ouvir de um dos comunicadores da Rádio Tomas Nduda um CMC montado pelo ministério de ciência de tecnologia que para se publicar um artigo informativo deve ser do conhecimento dos chefes, se não, o jornalsita será expulso, isso já aconteceu concluiu.

Peguntei se custuma ouvir outras radios, sem levar tanto tempo disse, ate aprecio o que acontece aqui Macomia muito perto, para alem da Rádio Moçambique e televisão.

Mas agora o que falta? Questionei. Logo sorriu khakhaaaaa khakhaaa, os chefes e que voce aqui falar oque acontece é um problema, será dito mas aquele é filho de quem? Reparem bem. Mesmo dizer sobre como anda a agricultura, o saneamanto do meio e preocupações da população como a insificiecnia de agua? Isso tambem acerescentou. Insisti e como vivem? E ele disse assim mesmo……..

Ao longo da minha estadia, Não pude escutar conselhos, criticas construtivas nem noticiario local, apenas escutei uma discoteca recheada de musicas ate sempre. Logo recordei que eu tenho quase os mesmos problemas, mas afinal há outros que são pior mais muito pior do que eu.

Agora fiquei a fazer estas questões: para que o governo trouxe a radio? Para que a comunidade pediu a radio? Que sentido tem a independencia hoje com 39 anos temos se ainda não há liberdade? Se comecamos onde vamos?ou a radio deve ser tranferida para outo local? Ou e preciso mudar?

Caro leitor, com certeza estas preocupações também lhe inquietam. Eu sonho que para se ultrapassar este facto que silencia o jornalismo comunitario  em Muidumbe É PRECISO O MEU E O SEU EU que compriende: massificar a informação, espalhar experiencias, acompanhar em loco, capacitar e promover wokshops onde no minumo participem todos actores da governção, discussão das leis e da propria democracia, em fim ISTO ACARRETA CUSTOS, MAS É POSSIVEL.

 

 

Amade Abubacar

Você e melhor que eu

Share.

Leave A Reply