PNG apresenta ante-estreia mundial do filme “Africa’s Lost Eden”

0

O Parque Nacional da Gorongosa (PNG) em coordenação com Ministério de Turismo (MITUR) e Instituto Nacional de Turismo (INATUR) apresentou, no dia 14 de Dezembro corrente, a ante-estreia mundial do filme “Gorongosa National Park: Africa’s Lost Eden” na cidade de Maputo.

O evento teve lugar às 18 horas no Centro de Conferências Joaquim Chissano e foi honrado com a presença do Presidente da República, Armando Guebuza, vários membros do Governo, funcionários seniores do MITUR e do INATUR, responsáveis e colaboradores do PNG, representações diplomáticas, ONG’s, operadores e agentes turísticos, entre outros.

No dia 16 à tarde foi promovida uma palestra sobre “Africa’s Lost Eden “, no escritório da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID), dirigida aos funcionários desta instituição em Maputo. O colóquio foi proferido pelo presidente da Fundação Carr e co-administrador do PNG, Greg Carr.

O filme com 50 minutos, produzido pela televisão norte-americana National Geographic, mostra alguns dos distintos ecossistemas bem como a fauna bravia do Parque, observáveis em diferentes períodos do ano.

A longa-metragem mostra extraordinárias imagens das pradarias salpicadas por áreas de acácias, a savana com lagunas repletas sazonalmente pelas chuvas e montículos erguidos pelas térmitas, os planaltos com miombo e floresta montanhosa. Também ilustra uma variedade de herbívoros, carnívoros, répteis e espécies de aves exóticas, variedades da biodiversidade que deixarão a assistência em apoteose total.

O “Africa’s Lost Eden” (Paraíso Perdido de África em Português), será exibido primeiramente ao público dos Estados Unidos da América em Janeiro de 2010 e aos telespectadores de todo o mundo em Março do mesmo ano.

Posteriormente, o documentário em formato DVD, estará à venda ao público a um preço ainda não estipulado.

A produção do filme é da responsabilidade de James Byrne, contando com a operação de câmaras de Bob Poole, Andy Casagrande, Tim Wege e outros. As filmagens decorreram entre Janeiro de 2008 e Maio de 2009.

A direcção do Parque espera com a divulgação do filme no próximo ano uma promoção da imagem da área de conservação mais abrangente ao nível internacional, o que poderá implicar uma maior afluência de turistas cativados pela diversidade da fauna bravia e das paisagens míticas escondidas num dos mais importantes tesouros da “Pérola do Índico” – Moçambique.

Para já a receptividade ao extracto promocional do filme por parte dos Operadores e Agentes de Viagens, nacionais e internacionais tem sido entusiástica.

Em breve a Televisão de Moçambique (TVM) irá divulgar alguns extractos do filme.

Carlitos Sunza
Departamento de Comunicação/PNG

Share.

Leave A Reply