Chuvas intensas interropem trânsito Macomia e região costeira

0

O trânsito rodoviário entre a sede do distrito de Macomia centro da Provincia de Cabo Delgado e os Postos Administrativos de Quiterajo e Mucojo na zona costeria está interrompido, devido a chuvas que fustigaram na região entre os dias 24 à 31 de Março do ano em curso.

As chuvas torrencias que cairam na região em finais de Março, galgaram as pontes dos Rios Mpwizizi e Muagamula impedindo a circulação de viaturas entre a sede do distrito e os Postos Admnistrativos de Quiterajo e Mucojo.

As enxurradas cortaram igualmente a comunicação rodoviária entre os distritos do norte da província nomeadamente Mocimboa da Praia, Palma, Mueda, Nangade e Muidumbe com a queda da ponte do Rio Messalo.

O administrador de Macomia, Francisco Chavo disse há dias que os membros do seu executivo estão envolvindos na sensibiliozação da população para abandonar locais de risco e aderirem em locais mais seguros.
De acordo com aquele dirigente a medida visa prevenir os riscos que possam advir na medida que as chuvas aumentam.

Neste momento a ligação entre Macomia e a região costeira é feita por meio de motorizdas e bicicletas dificultando o transpote de pessoas e bens por meio de viaturas.

O Director do Serviço Distrital de Planeamento e Infraestruturas de Macomia, Carlos António Mahunguane disse em entrevista ao Campo que as chuvas para além de destruir as pontes, danificaram troço consideravel de estrada não só na zona costeira como também no interior destacando a zona de Nguida onde a trasitabilidade é feita enormes dificuldades.
Carlos António Mahunguane, explicou que no troço entre a sede distrital e os postos administrativos consteiros estão abertas craterias no meio da estrada.

Esta situação vai acarretar elevados custos financeiros ao Governo. Neste momento a nível local não existem recursos técnicos e finaceiros para resolver a situação.

Para minimizar a situação segundo Carlos António, o Governo Distrital já canalizou a informação a Direcção Provincial das Obras Públicas e Habitação e a Delegação de Administracao Nacional de Estrada-ANE para accionarem mecanismos de reparação das vias danificadas, ao mesmo tempo que decorre o trabalho de levantamento para apuramento dos danos causados pelas enchurradas nos troços em referência.
Carlos Mahunguane revelou que neste momento a circulação de pessoas e bens é feita de forma arrisca e a valores elevados. Os residentes da aldeia Napala, a mais proxima da ponte do Rio Muagamula usam paus para ligar as duas margens que servem de guião dos pões para facilitar a passagem das pessoas que viagam a proura de sustentabilidade das suas familias.
A fonte avançou que as chuvas deixaram também muitas familias sem casas em algumas aldeias do distrito

Apelo do Governo

O Governo de Macomia está a desencadear acções de apelo à população residentes nas ribeirinhas das localidades de Litamanda, Litandacua, Novo Cabo Delgado, Chitoyo, Napala, Centro de Produção de Rirene, Mutacata e Muagamula para tomarem medidas de precaução para se deslocarem a locais seguros.

Share.

Leave A Reply