FORCOM reforça a questão da Governação Interna nas Radios Comunitárias

0

FORCOM reforça a questão da Governação Interna nas Radios Comunitárias

Beira, 28 de Junho de 2012

Por John Chekwa

Devido  conflitos de interesses e de poder entre a Radio Comunitaria (RC) e Associaçao que gere a  mesma, o Fórum Nacional das Radios Comunitarias em Moçambique  (FORCOM) capacita mais de 30 representantes das RCs na Região Centro do país.  Trata –se de uma formação em Associativismo e Governação, desta com o objectivo de fortalecer ainda mais a ligação entre Rádio, Associação e a Comunidade que serve.

Os participantes estão beneficiar desde 28 de Junho de 2012 varios temas sobre boa governaçao interna. Para além disso, esta sendo abordados alguns aspectos básicos sobre produção de programas radiofónicos,  a questão de género, os papeis de cada entre outros assuntos importantes que vão de facto reforçar o melhor funcionamento das Radios Comunitarias.

A formação termina no dia  30 de Junho do ano em curso e esta decorrer  pela 1ª vez no complexo Arco Íris, Distrito de Nhamatanda na Província de Sofala.

Segundo o comunicado enviado no nosso poder, Luisa Banze Oficial de Formação,  desde 2011 o FORCOM está a levar acabo um conjunto de accões com vista a melhorar a implementação dos princípios de Boa Governação e o Desenvolvimento das RCs em todos aspectos (Programático, Técnico, Financeiro e Legal)

Em 2011 com o apoio da Ibis e do Fórum Mulher, o FORCOM realizou formações nas regiões Norte e Sul do país respectivamente, tendo abrangido 12 Rádios comunitárias com cerca de 70 participantes entre produtores de programsa, gestores das RCS e membros das Associações que gerem as mesmas.

 

Partilhar em:

Leave A Reply


*