Rastreando a Despesa Pública de 2011: Distrito de Murrupula

O Centro de Integridade Pública partilha o relatório de rastreio da despesa pública de 2011 no Distrito de Murrupula, província de Nampula, realizado em Maio do corrente ano, em parceria com o Instituto para Cidadania e Desenvolvimento Sustentável (Facilidade).

O Rastreio da Despesa Pública é uma das componentes do Programa de Monitoria do Orçamento, Rastreio da Despesa Pública e Auditoria Social, no seu segundo ano de implementação.

O documento em apreço incide sobre as alocações orçamentais de principais investimentos realizados em Murrupula pelos governos distrital, provincial e central nas seguintes componentes: Fundo de Investimento Distrital (infra-estruturas); Fundo Distrital de Desenvolvimento (sete milhões); Fundo de Apoio Directo às Escolas; Fundo de Estradas; Construção de salas de aulas e Abastecimento de Água.

Este exercício permitiu constatar entre várias situações  o seguinte:

  • O Governo do Distrito de Murrupula não realizou nenhuma das actividades que constavam do seu Plano Económico, Social e Orçamento do Distrito (PESOD) para 2011 devido aos preparativos da visita do Presidente da República, no âmbito da sua Presidência Aberta e Inclusiva.


No geral, as obras realizadas no âmbito dos fundos descentralizados apresentaram-se com problemas de qualidade insanáveis porque foram feitas às pressas nas vésperas da visita acima supracitada e por artesãos sem muita experiência profissional;

No processo de gestão do FDD verificou-se a falta de observância dos procedimentos plasmados no guião, pois persistem casos de existência de contratos não devidamente assinados e nem carimbados, concentração de mais de metade do financiamento no posto-sede e o desequilíbrio de género nos beneficiários do fundo na medida em que apenas 20% do fundo beneficiou as mulheres.

 

Veja o documento aqui


Pequeno Guia de Inquérito por Questionário

Este guia sobre o inquérito por questionário  foi preparado Instituto de Estudos Sociais e Económicos – IESE, para formar um público não especializado. Com ele pretende-se fornecer um instrumento simples, capaz de facilitar o trabalho de organizações da sociedade civil de nível local que precisam de criar alguma capacidade de pesquisa. Pode encontrar o documento completo aqui.

Manual de Advocacia da Governação (MASC)

O principal objectivo deste manual é ajudar as OSCs a realizarem acções de advocacia da governação, sobre os problemas que afectam as comunidades. Deve ser tomado pelas OSCs como material de orientação de base, pelo que os seus conteúdos podem ser adaptados em função de cada contexto (lugar, tipo de pessoas encontradas) ou nível de actuação.

Para ver o manual de advocacia de governacao CLIQUE AQUI

Manual de Monitoria da Governação (MASC)

Na base de uma abordagem interactiva, este manual explica o processo de governação em Moçambique e faz uma abordagem metodológica do processo de monitoria para que as OSCs possam desenvolver competências (conhecimentos, habilidades e atitudes) apropriadas para a realização de acções de monitoria da governação.

Para ver o Manual de Monitoria da governação local CLIQUE AQUI

Aspectos Legais da Monitoria da Governação Local (CEDE)

O nosso país possui um quadro de instrumentos legais que facilitam a participação pública na tomada de decisões bem como a monitoria da governação local. Este extracto de um manual do Centro de Estudos e Desenvolvimento (CEDE) destaca e comenta os artigos relevantes na Constituição da República e nas diversas leis, por exemplo os objectivos do Poder Local, os deveres das Autoridades Comunitárias, os princípios da colaboração dos Órgãos Locais do Estado com os particulares e as comunidades, as funções dos Conselhos Locais e os princípios da actuação da Administração Pública.

Fonte: Monitoria da Governação Local Pela Sociedade Civil – Aspectos Legais, CEDE, Setembro 2009


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