Relatório de Monitoria da Cobertura dos Mídia das Eleições Gerais 2019 em Moçambique

A Rádio Moçambique (RM) foi o meio que teve o maior número de peças em todos os meios de comunicação analisados, com 38,1%, correspondentes a 1723, de um total de 4522 peças analisadas. Na sua cobertura, a RM dedicou a maior parte das publicações para a Frelimo, com 39,5%; o MDM, com 24,1%; e a Renamo, com 27.0%. Ao longo da campanha, a RM procurou ser neutra, tendo ocupado mais tempo nas peças de abertura dos seus blocos noticiosos com os partidos na oposição e, na sua maior parte, com o tom neutro; porém, foi tendenciosa ao fazer uma cobertura com enquadramentos positivos e favoráveis ao partido Frelimo e ao produzir o maior número de artigos com enquadramentos negativos para os partidos da oposição. Note-se ainda que o candidato da Frelimo surge com maior frequência na RM como o protagonista principal da campanha, em relação aos outros tipos de actores referenciados.

Clique aqui para baixar o documento

CEC,SNJ e MISA - Relatório de Monitoria (Cobertura dos Media nas Eleições para os Conselhos Autárquicos de 2018 em Moçambique

A análise da cobertura dos media nas eleições aos conselhos autárquicos de 2018 foi realizada em 12 (doze) órgãos, sendo: 3 (três) de radiodifusão (Rá- dio Moçambique, Televisão de Moçambique e Soico Televisão), 3 (três) jornais diários (Notícias, O país e Diário de Moçambique) e 6 (Seis) semanários (Sa- vana, Zambeze, Domingo, Magazine Independente, Canal de Moçambique e Dossier & Factos).

CALENDÁRIO COMPLETO DO PROCESSO ELEITORAL

A Comissão Nacional de Eleições apresentou o calendário completo do processo eleitoral. O recenseamento eleitoral terá lugar de 1 de Abril a 15 de Maio. Trata-se de recenseamento de raiz nos distritos sem autarquias e de actualização nos 53 distritos com autarquias. A CNE vai instalar 5300 brigadas em 7500 postos de recenseamento, com mais de 16 mil brigadistas. A campanha eleitoral decorre de 31 de Agosto a 12 de Outubro. A votação está marcada para 15 de Outubro. A CNE promete  anunciar os resultados de apuramento geral até 17 de Outubro, 4 dias após a votação.

Veja o calendário completo aqui.

CIP: Eleições Autárquicas 35

O consenso anunciado quarta-feira entre o presidente Filipe Nyusi e o líder interino da Renamo, Ossufo Momade, para a desmilitarização deste partido, abre espaço para a realização das eleições autárquicas ainda este ano. Apesar da suspensão da recepção de candidaturas, o Secretariado Técnico de Administração Eleitoral (STAE) continuou a organizar as eleições.