Centros Multimédia Comunitários

Centros Multimédia Comunitários (CMCs)

Iniciativa da expansão em Moçambique

 

O que é um CMC?

Um CMC pretende juntar as capacidades da rádio e de computadores para contribuir para o desenvolvimento local, melhorando o acesso à informação e educação e dando oportunidades para comunicações, trocas de informação e redes de comunicação entre as comunidades.

Usando computadores, a Internet e CD-Roms, pode-se ter acesso a informação nacional e internacional, materiais educativos, notícias, avisos de tempo, conselhos sobre questões de agricultura ou da saúde, jogos e entretenimento, e muito mais. Estas informações podem ser acedidas directamente nos computadores do CMC, e/ou podem ser organizadas e traduzidas para línguas locais, para difusão na rádio comunitária. Ao mesmo tempo, as notícias do distrito podem por sua vez ser recolhidas pelos jornalistas do CMC e enviadas para o país e o mundo via computador, assim promovendo as potencialidades da zona.

Os computadores e outro equipamento informático também são utilizados para dar cursos de formação, para membros do público poderem fazer uso deles, e para a produção de trabalhos solicitados, por ex documentos, tabelas, cartões e convites, programas de actividades, etc, para além do seu aproveitamento na preparação de programas para a rádio.

Já foram estabelecidos 7 CMCs no âmbito deste projecto, em Mandimba, Chiúre, Alto Molócuè, Ribáuè, Chókwè, Xinavane e Moamba, para além dos pilotos existentes. Prevê-se mais 8 CMCs até o início de 2007.

O que é o projecto?

Objectivos:

Criar 20 CMCs em Moçambique a curto prazo
Contribuir para que todos possam ter acesso às novas tecnologias de informação e comunicação (TICs)
Contribuir para que as informações e conhecimentos disponíveis no país e no mundo possam chegar ao maior número de cidadãos nas zonas rurais
Promover o desenvolvimento local e a participação democrática
Melhorar as capacidades da rádio comunitária

O projecto CMCs está a ser implementado simultaneamente em 3 países de África.

Estratégia:


O projecto CMCs trabalha a nível dos distritos com entidades existentes, tais como rádios comunitárias e telecentros, aumentando as suas capacidades e equipamentos para permitir que se transformem em CMCs. Também cria CMCs de raiz, em parceria com associações locais. Pretende-se assim evitar a dispersão de recursos, e a duplicação de esforços.

O projecto CMCs é um projecto modesto. Quer começar pequeno e crescer aos poucos, numa base segura. No início o CMC terá 3/4 computadores e equipamentos acessórios, tais como uma impressora, um scanner e um gravador de CDs. Terá também um modelo novo de “rádio-mala”, que cobre uma área de 20 a 50 kms, no caso de não existir uma rádio comunitária.

O CMC contará com a colaboração de activistas voluntários, que vão beneficiar de formação em técnicas de informática e da rádio, e de participação em visitas de estudo e trocas de experiência com outros CMCs.

O CMC vai vender os seus serviços para poder sobreviver, por exemplo cursos de formação, acesso ao computador e à Internet, publicidade na rádio, produção de documentos, etc. Ao mesmo tempo o CMC procurará apoios e patrocínios para facilitar o fornecimento de alguns serviços gratuitos aos grupos mais marginalizados, e para realizar actividades não lucrativas que contribuam para o desenvolvimento local.

Promotores

O Centro de Informática da Universidade Eduardo Mondlane (CIUEM) é o parceiro nacional deste projecto, que está a ser promovido pela UNESCO com o apoio da Cooperação Suiça.

A equipa do projecto coordena com outras entidades nacionais e internacionais que estão a trabalhar nesta área, por ex ICS, UTICT e FORCOM (Forum Nacional de Rádios Comunitárias).

Contactos


Equipa CMCs
CIUEM – Campus Universitário
Maputo
Tel: 21 49 26 01
Cel: 82 3264540
Fax: 21 49 47 55
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.


 

caiccajuda Lavar sempre as mãos ainda é uma das armas muito poderosas contra a Covid-19. Lave sempre as suas mãos e previna-s… https://t.co/7GWGWdVw9k
caiccajuda O dia Mundial da Liberdade de Imprensa ontem comemorado (03. 05), em Moçambique foi marcado pelo lançamento do Rela… https://t.co/ZaohSOTTMw
caiccajuda Conheça os dados estatísticos da evolução da pandemia COVID-19 em Moçambique, no período de 27 de Março à 02 de Abr… https://t.co/5p7YYibkgh
caiccajuda A OXFAM, em parceria com o CAICC ofereceu equipamento de TIC às Rádios Comunitárias de Dondo e Nhamatanda. O acto d… https://t.co/4guG0gDR4H
caiccajuda Conheça os dados estatísticos da evolução da pandemia COVID-19 em Moçambique, no período de 20 à 26 de Março de 202… https://t.co/mSdKl1E81Q