DEVIDO A BAIXOS PREÇOS DE COMPRA, PRODUTORES DE ALGODÃO EM MORRUMBALA VENDE SUA PRODUCÃO NO MALAWI

0

Texto de ; Caetano Alberto (RC Morrumbala)

Produtores de algodão no distrito de Morrumbala estão abandonar o mercado nacional vendendo sua produção nos países vizinhos particularmente Malawi.

Em causa está o baixo preço que as empresas nacionais fomentadoras desta cultura de rendimento oferecem aos produtores em relação ao vizinho Malawi.

Um quilograma de algodão custa 15 meticais, valor que para os produtores não recompensa o esforço empreendido para a produção desta cultura.

Olam empresa fomentadora do chamado ouro branco diz que este facto tem vindo a prejudicar a empresa que para esta campanha investiu mais de dois milhões de meticais na compra de insumos que foram concedidos a título de crédito para os produtores.

O gestor de operações na Olam Morrumbala Ramesh Kumar explicou que alem de contribuir para o incumprimento das metas traçadas pela empresa, o facto prejudica a economia moçambicana.

De acordo com a fonte os produtores ao vender o algodão no Malawi chegam a não pagar os insumos concedidos a credito pela empresa ao longo da campanha agrícola.

Ainda de acordo com a fonte na campanha agrícola 2010/2011 a OLAM havia planificado comercializar mil toneladas de algodão caroço, mas até ao momento a empresa comprou apenas 130 toneladas.

Share.

Leave A Reply