IV EDIÇÃO DO PRÉMIO DE JORNALISMO PARA A NUTRIÇÃO E SEGURANÇA ALIMENTAR 2021-2022

0

A GAIN é uma Fundação Suíça, lançada na ONU no ano 2002, com vista a lidar com o sofrimento humano causado pela malnutrição. Ao trabalhar juntamente com os governos e negócios, pretendemos transformar os sistemas alimentares, de modo que estes ofereçam alimentos nutritivos a todas as pessoas, em especial as mais vulneráveis. Em Moçambique, a GAIN está a implementar actividades desde 2011 e tem a sua representação local desde 2013.

Segundo o Inquérito do Orçamento Familiar (IOF, 2019/20), Moçambique apresenta níveis altos de desnutrição crónica (38%), em crianças menores de 5 anos de idade. A nutrição inadequada e a insegurança alimentar continuam a ser um dos maiores desafios a superar no país; grande parte da população tem uma dieta pouco diversificada em termos de gorduras, proteínas e micronutrientes como o ferro, devendo-se em parte pela falta de informação e consciência sobre a importância de uma dieta diversificada bem como o acesso a estes alimentos diversificados.

Por essa razão e, no âmbito das comemorações dos seus 20 anos, a GAIN – Global Alliance for Improved Nutrition, em parceria com a Plataforma da Sociedade Civil no âmbito do Movimento Scaling up Nutritio – PSC-SUN em Moçambique e o Sindicato Nacional de Jornalistas, lançaram a IV edição do Prémio de Jornalismo para a Nutrição e Segurança Alimentar, contemplando a premiação dos melhores trabalhos jornalísticos ou conjunto de trabalhos de jornalistas moçambicanos para a promoção da nutrição e segurança alimentar, como contributo para a redução da desnutrição crónica, assim como o melhor chefe de redacção para matérias sobre a Nutrição e Segurança Alimentar.

Share.

Leave A Reply