Anúncio dos resultados do concurso Mulheres mais Presentes nas Redes Sociais

0

O Centro de Apoio á Informação e Comunicação Comunitária (CAICC) é um programa de apoio de iniciativas nacionais baseadas na comunicação comunitária e tem como parceiros directos as rádios Comunitárias e Centros Multimedia Comunitários com os quais trabalha desde 2006.

No âmbito de sua intervenção junto aos parceiros locais um dos objectivos do CAICC é promover a inclusão da mulher tanto no que concerne a produção de conteúdos, como também no uso das tecnologias de informação e comunicação.

Uma das estratégias para o alcance deste resultado, é a realização anual do concurso Mulheres Mais Presentes nas Redes Socias, cujo objectivo principal é oferecer às mulheres colaboradoras das rádios comunitárias uma oportunidade de usarem as redes sociais como um meio de interação para a partilha e circulação de informação das suas comunidades locais.

De forma específica este concurso, promove e incentiva o uso de TIC por parte das mulheres comunicadoras, motivando-as desta forma a apostarem cada vez mais na comunicação social.

No período de 15 a 31 Março do ano 2019, o CAICC realizou mais uma edição do Concurso Mulheres Mais Presentes nas Redes Sociais na sua VII edição.

Durante o período acima mencionado, as concorrentes exploraram as diversas plataformas de comunicação do CAICC desde Facebook, WhatsApp e o Fórum das Mulheres Mais Presentes nas Redes Sociais para a partilha e circulação de diversa informação com relevância no contexto local. De acordo com o estabelecido nos termos de referência do concurso, as participantes fizeram a combinação de diversos formatos de comunicação entre eles textos, fotografias e vídeos.

Foram no total 27 happy wheels colaboradoras de 13 Rádios Comunitárias e CMCs nomeadamente:

CMC de Mandlakazi, RC de Chibuto, Nova Rá’dio Paz, Esperança FM, RC Dom Bosco, Rádio Econtro, RcCGuvuro, CMC Inharrime, CMC Cuamba, RC Mecufe, Rádio Watana, RC Girimba e CMC Parapato que se inscreveram para o concurso, tendo participado de forma efeCtiva 11 concorrentes que partilharam informações através dos canais do CAICC.

O processo de avaliação e classificação foi realizado por dois técnicos do CAICC indicados para o efeito e chegaram aos seguintes resultados:

  • Primeiro Lugar – Adina Amade (Rádio Encontro – Nampula) – ganhou 1(um) telemóvel da marca Samsung J4 e mais 5GB
  • Segundo Lugar – Regina Mário (Nova Rádio Paz – Zambézia) – ganhou 1 (um) telemóvel da marca Samsung JI Ace e mais 3GB Internet
  • Terceiro Lugar – Razia Rosário (Rádio Dom Bosco – Tete) – ganhou 1 (um) telemóvel da marca Samsung JI Ace.

O júri congratula o CAICC pela campanha de mobilização que resultou no aumento de número significativo de participantes, comparativamente à edição anterior. De modo geral, o júri notou também alguma melhoria na técnica de elaboração de notícias, todavia, constatou o fraco uso de vídeo e áudio, embora exigido nos termos de referência, tendo em conta a característica convergente das TIC.

Para o melhor contributo das voluntárias em futuros concursos e no uso do seu dia-a-dia, o CAICC recomenda às rádios comunitárias e CMCs a fazerem mais sensibilização das voluntárias para o uso com mais frequência das redes sociais na divulgação de assuntos de relevância social local explorando principalmente os formatos vídeo e áudio

Share.

Leave A Reply