Casos violencia Baseada no genero atinge numeros alarmantes em Mandlakazi.

0

Mais de trezentas pessoas foram vitimas de violência baseada no género nos primeiros nove meses de ano passado um aumento em mais de trinta e sete porcento em comparação com igual período de ano passado onde foram notificados 119 casos.
Esta informação foi revelada pelo responsável do programa Violência Baseada no género, ao nível do Distrito de Mandlakazi em entrevista a Rádio Mandlakazi.
Segundo Dinis Sibanda, psicólogo e responsável de VGB em Mandlakazi, a subida dos números de casos notificados é resultado do trabalho que a coordenação tem vindo a realizar junto das comunidades, visando a conceptualização das comunidades de modo a denunciarem qualquer que seja o tipo de violência.
Segundo o nosso interlocutor, dos 317 casos registados, cerca de 35 são de violência sexual, sendo que as mulheres continuam a liderar os números com um total de 73% de todos casos notificados.
Sibanda, afirmou que continua sendo preocupação a chegada tardia dos pacientes vítimas de violência, sobre tudo as de violência sexual.
Refere-se que o programa Violência Baseada no Género, é uma plataforma multissectorial que visa a prevenção e combate a violência doméstica no seio das comunidades.

Share.

Leave A Reply