SETE PESSOAS MORREM POR ANO DEVIDO A TUBERCULOSE EM MORRUMBALA

0

Texto de ; Caetano Alberto (R.C.MORRUMBALA)

As autoridades da saúde anunciaram no passado dia 24 de Março, dia internacional da tuberculose que no distrito de Morrumbala anualmente pelo menos sete pessoas morrem devido a tuberculose, doença contagiosa que afecta principalmente os pulmões causando tosse.
Enquanto isso só no ano passado 143 pessoas perderam a vida no ano passado na província da Zambézia, de um total de 5 mil 350 casos diagnosticados que comparativamente ao ano de 2009 houve um crescimento substancial de infecção pela doença, aliás de acordo com dados em nosso puder em 2009 foram notificados 3 mil 658 casos em toda província.

Estes dados foram tornados públicos no posto administrativo de Derre pelo director provincial da saúde na Zambézia, Alberto Baptista, por ocasião das cerimónias centrais do dia internacional da tuberculose.
Alberto Baptista aponta o inicio tardio do tratamento e abandono dos medicamentos por parte dos doentes, como sendo as principais causas de óbitos.
‘’tuberculose é um problema serio para a saúde publica, dai que urge intensificar acções de prevenção nas comunidades lamentou Baptista, para depois referir que Zambézia é uma das maior província no país que apresenta maior índice diagnóstico nos últimos anos.
Muitos casos de tuberculose estão associados ao HIV e SIDA

Share.

Leave A Reply