Cerca de 300 residentes de Nhampassa pedem a empresa SOMINHA para cumprir com as promessas feitas em 2008

0

Por John Chekwa

22 de Março de 2011

 Os residentes do posto administrativo de Nhampassa distrito de Báruè província de Manica, pedem a empresa SOMINHA para cumprir a promessa feita por esta entidade privada aquando da exploração de recursos naturais naquela zona.

 A promessa foi feita em 2008 pelo respectivo proprietário da sociedade mineira de Nhampassa (SOMINHA), Adamo Ismael (Bica) só que ate então nem água vai nem água vem.

 Sendo assim a população agastada por este comportamento preferir denunciar este acto numa reunião popular orientada esta terça-feira dia 22 de Marco de 2011, pelo Governo distrital de Báruè no posto administrativo de Nhampassa onde participaram mais de 300 habitantes.

 Para já sabe-se que já esta concluída a construção de uma escola primaria em Nhadue, abertura de estrada faltando a construção de 250 casas melhoradas para essa comunidade. (Uma vila nova)

A população reclama que ambulância esta degradada e nunca serviu a comunidade devido o seu estado avançado de deficiência mecânica e pede o carro em condições.

 Na resposta sobre ambulância o empresário, Adamo Ismael (Bica), disse que ambulância foi entregue ao governo num bom estado e depois gastou cerca de 135 mil meticais para reparação da própria viatura. Bica acrescentou que está ambulância avariou porque andou numa zona areal das estradas.

 O director distrital da saúde, mulher e acção social de Báruè, Armando Castigo disse que a ambulância e da segunda mão e já tinha percorrido mais de185.000km/h.

A população reclama ao empresário devido a má qualidade das obras do mercado em construção. Em resposta Bica confirmou e ordenou paralisação das obras do mercado e promete reconstruir o mesmo durante o período de 6 meses.

 Sendo assim os residentes insistiram ao empresário para clarificar o grau de cumprimento das promessas feitas a 3 anos, dai que o primeiro secretário distrital do partido no poder, Júlio Luciano  pede ao Bica para dizer verdade ao povo.

Júlio Luciano disse que é importante cumprir com as promessas e recordou a lista do compromisso feito pelo empresário.

Por seu turno, o secretário permanente do governo distrital de Báruè, Vidal Matola disse que no final todas questões avançadas pela população serão aprofundadas para se chegar a verdade dos factos

Share.

Leave A Reply