Celebra hoje, dia mundial da rádio

0

Celebra-se hoje, a sexta edição do mundial da rádio, sob o lema: “a rádio é você”, um apelo a participação das audiências e comunidades nas políticas e planeamento da radiodifusão no sentido de deixar claro que mais do que simples interacções ao vivo, a participação pública inclui mecanismos como políticas de engajamento da audiência, editores públicos, fóruns de ouvintes e procedimentos para a resolução de queixas.

“Em uma época onde muitos estão apontando para uma ruptura na discussão civil produtiva, e quando a própria ideia de verdade está cada vez mais sendo questionada, o rádio está numa posição privilegiada para unir as comunidades e promover um diálogo positivo pela mudança”, afirmou Tim Francis, especialista de programa da UNESCO para Desenvolvimento Mediático e Sociedade, citado num comunicado de imprensa emitido pela organização.

Francis acrescentou que a rádio “tem o poder de nos tirar das nossas bolhas mediáticas de pessoas com a mesma opinião e nos faz lembrar da importância de ouvir uns aos outros novamente”.

Em Moçambique, existem mais de 140 rádios comunitárias espalhadas pelo país, para além das rádios comerciais situadas nas grandes cidades e da rádio nacional que possui emissores em todo o país.

Ciente do papel que as rádios desempenham para o desenvolvimento das comunidades, o CAICC, Centro de Apoio a Informação e Comunicação Comunitária, um projecto baseado no Centro de Informática da Universidade Eduardo Mondlane, faz assistência as rádios comunitárias moçambicanas para que cumpram com o seu papel de informadores e educadores das sociedades.

O CAICC tem dado formações sobre uso de tecnologias de informação e comunicação para a circulação de conteúdos relacionados a boa governação, cidadania e direitos e tem instalado ferramentas que permitam a participação das comunidades na programação das rádios comunitárias.
O Dia Mundial do Rádio foi comemorado pela primeira vez em 2012, na sequência de sua declaração na Conferência Geral da UNESCO. Posteriormente, foi adoptado pela Assembleia Geral das Nações Unidas como Dia Internacional. Os temas anuais anteriores incluíram igualdade de género, participação da juventude e a rádio em situações de emergência e desastre. Em 2016, mais de 380 eventos pelo Dia Mundial da Rádio acontecerão em mais de 80 países.

Share.

Leave A Reply