Foi lançado última Quinta feira o Projecto de prevenção e combate às Infecções de Transmissão Sexual (ITS) e HIV e SIDA no distrito de Vilankulo.

0

Este projecto tem como objectivo geral aumentar a percepção do risco de infecção pelo HIV associado ao consumo excessivo de álcool, práticas sócio culturais, parceiros múltiplos e co-ocorrentes sem protecção e outros, para a mudança efectiva do comportamento na província de Inhambane.

As cerimónias de lançamento deste projecto tiveram lugar no Círculo de Pambarra onde se fez a entrega de uma unidade móvel de Informação e Educação à comunidade, onde irá ter mais informações sobre a prevenção e combate desta pandemia do século.

O distrito de Vilankulo faz parte dos que têm maior índice de seroprevalência de HIV e SIDA com cerca de 14 porcento com destaque para as mulheres grávidas, de acordo com a Directora Distrital de Saúde neste canto de norte da Província de Inhambane, Irene Vilanculo.

Por seu turno, a Secretária Executiva do Conselho Nacional de Combate ao SIDA, Joana Mangueira disse que para reduzir as infecções por HIVe SIDA temos de primeiro mudar o comportamento individual.

A implementação do presente projecto de Informação, Educação e Comunicação (IEC) sobre a prevenção da disseminação do HIV e SIDA, basear-se-á no diálogo face a face.

Para o efeito, as actividades de sensibilização serão focalizadas para além dos beneficiários directos deste projecto, aos mineiros e seus familiares e aos camionistas de longo curso, que habitualmente estacionam nas paragens ao cair da tarde para descansarem durante algumas horas da noite. Nestes locais locais proliferam lojas informais vulgos barracas, onde os motoristas habitualmente passam as suas refeições e descansam divertindo-se ouvindo música, dançando e consumindo bebidas alcoólicas.

É nesses locais que as mulheres pobres, a maioria das quais jovens tentam ganhar algum dinheiro a troca de sexo. Muitos motoristas têm sexo frequentemente sem protecção no interior das cabines dos seus camiões.

As acções serão direccionadas as terminais de Vaal Maseru, nas terminais de transporte públicos, nos centros de diversão nocturna e hospedarias mantendo maior enfoque nas mulheres, jovens e adolescentes rurais, grupos de alto risco face qa infecção pelo HIV.

Felisberto Guilima RTVC/ICS
Aos 21 de Outubro de 2010

Share.

Leave A Reply