SERVIÇO DISTRITAL SAÚDE MULHER E ACÇÃO SOCIAL EM MOSSURIL: aumentam pacientes de dente

0

O SDSAMAS de Mossuril nesta Província de Nampula, atendeu de Janeiro a esta parte, cerca de 250 casos de doentes com problemas de dente, contra pouco mais de 167 do igual período do ano passado. Os dados facultados ao nosso órgão de Comunicação Social na segunda-feira passada pela, Cornélia Tomas, medica estomatologista e directora do Centro de Saúde de Mossuril, sem avançar com a percentagem, disse que os números indicam súbita de pacientes.
Sem precisar das causas, a estomatologista Cornélia, adicionou as suas palavras dizendo que nos últimos dias, o seu sector tem vindo a registar a entrada de mais pacientes, pois, no seu entender, graças a várias campanhas de saúde em que os técnicos, têm vindo a disseminar as comunidades que procuram os serviços sanitários, logo antes do inicio das actividades rotineiros.
Apesar de possuir uma nova cadeira, ate então o sector de estomatologia no distrito de Mossuril, oferece apenas serviços de extracção de dentes, isto acontece devido a insuficiência do material necessário para a intervenção de outras áreas referentes a problemas de saúde oral, disse a médica.
“ Não estamos a fazer por exemplo restauração, profilaxia. Em vez de criarmos deficiência aos doentes, a nossa luta é de fazermos a reabilitação dos dentes, neste caso ajudar ao paciente a ter um bom aspecto, por isso o nosso desafio é de adquirir os instrumentos em falta ´´, acrescentou Cornélia Tomas.
Os apelos não ficaram de trás “ para as outras comunidades ficam a saber que a situação de saúde oral, o nosso distrito esta pronto a resolver, sobre tudo aos doentes que aguardam na fase crónica das dores para marcar consulta, então pedir a estas pessoas de modo a não perderem muito tempo sob pena do seu dente apodrecer, porque nós podemos prevenir e tratar as suas dores e a pessoa continuar saudável, ´´ Enfatizou a dentista
Não querendo fazer publicidade, importa recordar que escovar dentes com colgate, é prevenir a sua saúde oral pessoal e do seu próximo, evite o perfume barrado.

Share.

Leave A Reply