TEATRO DÁ FALTA NO DISTRITO DE MACOMIA E JÁ PREOCUPA CIDADÃOS.

0

A falta do movimento teatral na vila-sede, se não um pouco pelo todo distrito de Macomia, região central de Cabo Delgado, que nos últimos momentos se faz sentir, está a preocupar os cidadãos de vários estratos sociais aqui residentes.

Cidadãos entrevistados pela Rádio Nacedje, por ocasião do dia internacional do teatro, celebrado no dia 27 de Março, em curso defenderam a necessidade de urgentemente serem revitalizados e criados grupos culturais para ajudarem na disseminação de informações úteis à sociedade.

Por exemplo, Zeferino Sinoia, refere que nos anos passados o teatro era um dos principais veículos de transmissão de informações sobre os momentos históricos do país e prevenção das doenças, entretanto, sente que nos últimos dias, as autoridades prestam pouca atenção sobre a área.

O cidadão Zeferino Sinoia, acrescentou que o teatro não deve ser deixado de lado e que cada comunidade devia ter um grupo teatral para educar a respectiva sociedade.

Por seu turno, o chefe da Repartição da Cultura, Juventude e Desporto no Serviço Distrital de Educação, Juventude e Tecnologia de Macomia, Bernardo Dinis, reconhece haver falta do teatro nos últimos tempos, mas justificou que tudo deve-se a destruição dos anteriores grupos da Geração Biz e Cruz Vermelha.

Bernardo Dinis, acrescentou que no âmbito da preparação da 9ª edição do Festival da Cultura, agora na fase de inscrição dos grupos, apresentaram-se até semana finda 3 grupos teatrais representando os postos administrativos de Macomia-sede e Mucojo.

Dinis que também reconhece a importância do teatro na sociedade defende a reactivação dos grupos teatrais para o aproveitamento dos talentos para a educação da sociedade, facto que passa por um trabalho multissectorial.

Amade Abubacar

Share.

Leave A Reply