SEGUNDO DIA DO CURSO SUL ABORDA PRODUÇÃO E PARTILHA DE INFORMAÇÃO NAS COMUNIDADES

0

O Ciclo Sul sobre Uso das TICs para o Produção e Partilha de Informação sobre Governação levado a cabo pelo CAICC – Centro de Apoio a Informação e Comunicação Comunitária, concentrou as suas atenções, na manha do segundo dia, para definição de temas prioritários para abordar nas rádios, bem como a produção e circulação de conteúdos a luz da legislação nacional.

A sessão iniciou com uma sessão de exercícios em que os participantes testaram ferramentas tecnológicas de edição digital de material áudio e aprenderam como garantir uma transmissão de conteúdos com a devida qualidade de áudio.

Seguiu-se de uma sessão de partilha de experiencias e esclarecimentos sobre a Ética e Deontologia profissional do jornalista, Lei do Direito a Informação e respectivo regulamento, Lei de Imprensa, Lei do Voluntariado, Convenção Internacional dos Direitos Humanos, Lei de Probidade Pública e a própria Constituição da República.

A abordagem destas leis visa garantir que os jornalistas e colaboradores das rádios comunitárias e centros multimédia conheçam as leis vigentes e dominem os pressupostos éticos que regem o exercício da actividade jornalística.

A ligação centro multimédia e a comunidade é outro tema de abordagem a avaliar pelo facto da comunicação comunitária ser uma ferramenta que deve contribuir para o desenvolvimento das respectivas comunidades. Os participantes mostram-se satisfeitos e num breve inquérito realizado no fim do primeiro dia referiram estar satisfeitos com a formação e principalmente com os conteúdos abordados por serem de grande relevância para a realização das suas actividades.

Participam neste curso, colaboradores das rádios e centro multimédia comunitários das províncias de Inhambane, Gaza e Maputo.

Share.

Leave A Reply