Celebra-se neste sábado, o dia mundial da rádio

0

radio300O dia mundial da rádio, começou a ser celebrado em 2012, mas foi decretado em 2011 pela Organização das Nações Unidas. A escolha da data deve-se ao facto de ter sido, a 13 de Fevereiro que a rádio ONU emitiu o primeiro sinal em 1946.
A rádio continua a ser o meio de comunicação social mais abrangente que a cada época vai se adaptando às novas tecnologias como é o caso de consoletes digitais e a transmissão online. É um meio bastante útil para a população, seja como ferramenta de apoio ao debate e comunicação, de promoção cultural ou em casos de emergência social. Para os profissionais de comunicação social, a rádio é uma plataforma de divulgação de factos e histórias.
“A Rádio em Tempos de Emergência e Desastre” é o tema para as comemorações do dia mundial da rádio neste sábado, num dia em que a Rádio ONU completará 70 anos. Refira-se que a 18 de Março deste ano, a radiodifusão em Moçambique completa 83 anos.
A primeira emissão de rádio no nosso país, aconteceu em 1933 por iniciativa de um grupo de entusiastas que teve a designação de grémio dos radiófilos de Moçambique. Hoje a rádio foi liberalizada e em todos o país existem perto de 200 estações de rádio, entre comunitárias, comerciais, religiosas e os canais da empresa pública de radiodifusão, a rádio Moçambique.
Por ocasião da data, a Rádio ONU buscou experiências de como a rádio é significativa para a vida das comunidades em situação de conflito na África central e oriental.

Pode ler o texto e escutar a reportagem em:
http://www.unmultimedia.org/radio/portuguese/2016/02/especial-o-radio-durante-emergencias-nos-paises-africanos/#.Vr2DgE8bSM-

 

Share.

Leave A Reply