No segundo dia do intercâmbio: “Casamentos Prematuros” é um dos temas de debate

0

O intercambio de jornalistas das rádios comunitárias da província de Zambézia e que decorre desde ontem (segunda-feira) em Milange, organizado pelo CAICC – Centro de Apoio a Informação e Comunicação Comunitária dedicou algumas horas hoje, para debater os casamentos prematuros.
Na verdade foi mais um momento para os colaboradores e quadros das rádios comunitárias partilharem as experiências das suas comunidades e como cada rádio tem contribuído para a mitigação deste problema.
Uma das conclusões a que se chegou por meio dos debates é que os Casamentos prematuros são contra a emancipação da mulher. Os jornalistas repudiam este fenómeno e prometem continuar a trabalhar para a consciencialização das comunidades onde residem, através da produção de programas radiofónicos que visem desencorajar a prática.
Assumane Ali Tiago, jornalista do CMC Alto Molocue explica que no seu distrito os pais e encarregados de educação fomentam o fenômeno de casamentos prematuros alegadamente devido a falta de condições financeiras para sustentar a rapariga.
Ainda hoje, os jornalistas dedicaram um tempo para debater sobro as mulheres Ana comunicação social e Alice Benjamim, locutora da rádio comunitária de Erive distrito da Maganja da Costa afirmou que a falta de incentivos e ciúme por parte dos maridos impede a participação activa da mulher nas rádios comunitárias.
Enquanto isso, Félix Tayobo, produtor de programas na Nova Radio Paz – Quelimane apontou o assedio sexual como motivo que afasta a mulher de tomar a dianteira na actividade das rádios comunitárias.
Este intercambio junta 14 jornalistas provenientes das rádios comunitárias da província da Zambézia, particularmente dos distritos Alto Molocue, Maganja da Costa, Mocuba, Quelimane, Ile, Gurué e Milange (anfitrião).

foto agora

Share.

Leave A Reply