O director do SDAE em Báruè processa criminalmente o Jornalista da Rádio Catandica e os camponeses

0

O director do Serviço Distrital das Actividades Económicas em Báruè, Zacarias Muzaja, processa criminalmente o Jornalista da Rádio Catandica e os membros da União dos camponeses de Báruè, na província de Manica.

Trata-se do delegado da Rádio Comunitária de Catandica (RCC), John Chekwa e o grupo dos membros Camponeses residentes deste distrito que enfrentam um processo-crime instaurado pelo Director de agricultura, Zacarias Muzaja que alega ter sido deformado no jornal da rádio local edição do dia 4 de Agosto 2010, que falava sobre os bens da UDACB penhorados a ele pelo o ex -director desta união, Armando Julio Sarmento.

Segundo John Chekwa delegado da rádio Comunitária Catandica, foi surpreendido com a notificação da Policia de Investigação Criminal (PIC) de Báruè para prestar declarações no dia 24 de Agosto de 2010 sobre esta notícia. John Chekwa disse à PIC que são ameaças, intimidação e violação da lei da imprensa de Moçambique nº 18/91. Chekwa acrescentou à PIC que o papel de órgão de comunicação social é para recolher, tratar e divulgação pública de informação para o benefício da comunidade.

Abílio Tungadza membro da associação também foi solicitado pela PIC sobre este caso e disse à rádio que são ameaças para os camponeses e para rádio o que o director do SDAE esta a fazer. No outro desenvolvimento, o nosso entrevistado acrescentou que os camponeses que deviam processar criminalmente o Sr Muzaja porque é ele que tem o carro da associação ilegalmente.

Entretanto numa entrevista de opinião publica os ouvintes da rádio Catandica estão contra o comportamento de Director de Agricultura, Zacarias Muzaja de processar criminalmente cidadãos para não falar verdades sobre este caso. Outros reclama que o governo distrital está muito lento na resolução deste caso deixando os camponeses a sofrerem.

Share.

Leave A Reply