JOVENS DE MANICA REUNIDOS NO SÉTIMO ACAMPAMENTO JUVENIL 2015

0

Cerca de 300 jovens da província de Manica participaram de 18 a 20 de Agosto corrente no sétimo acampamento juvenil edição 2015, evento que teve lugar na comunidade de Gojombe no Distrito de Macate.

Trata-se de jovens idos dos 12 distritos da província central de Manica que durante três dias trocaram experiencias em diferentes áreas sociais e profissional.

Com o evento pretendia-se encontrar ponto de reflexão entre os jovens expondo as suas preocupações e acima de tudo transmitir os seus conhecimentos para o bem do país em particular a província de Manica.

O director provincial da juventude e desportos de Manica Arcidio Cossa falando na cerimónia de abertura disse ser o principal desafio do sector que dirige continuar na busca de soluções para o bem desta camada social desenvolvendo acções para que estes abandonem a pratica de actividades de ma fé, e disponibilizar meios necessários de modo a que deiam o seu contributo rumo ao combate a pobreza absoluta no pais tendo destacado a alocação do fundo de apoio a iniciativa juvenil FAAIJ.

Arcidio Cossa afirmou na ocasião serem jovens que representam num pais a sua forca motriz constituindo a principal mola impulsionadora de transformação sócio económico e cultural.

Entretanto, os jovens deste ponto do país através duma mensagem lida na cerimónia de abertura assumem o compromisso de salvaguardar as conquistas heroicas e históricas do povo moçambicano e afirmam pretender reflectir sobre como dar o seu contributo para o crescimento econômico e social da província e que ela não seja encarada como problema, mas sim parte de solução dos problemas do país.

O sétimo acampamento provincial da juventude em Manica realizou-se este ano sob o lema engajamento cívico da juventude celebrando 40 anos da independência nacional.

De referir que, o sétimo acampamento contou com participação dos jovens do vizinho Zimbabué que também deixaram e colheram experiencias durante os três dias em Gojombe.

Por João Colaço

Share.

Leave A Reply