O DIRECTOR EXECUTIVO DA UDACB PINHORA CARRO DA ASSOCIAÇÃO

0

Por: John Chekwa

05 de Agosto de 10

O Director da UDACB, União Distrital de Associações de Camponeses de Báruè, Sarmento Júlio Armando, penhorou o carro desta união de marca Toyota Hilux  com matricula MAA 11-65 ao Director de serviço de agricultura de Báruè, Zacarias Muzaja. Para alem disto pesa ainda sobre Sarmento Júlio Armando a   venda ilegal duma mota de marca Suzuki da mesma associação ao professor da escola secundaria local, Francisquinho Madeira, revelou este facto  o  antigo presidente de UDACB, Jone Catique.

O actual presidente desta união, Bernardo Cândido Dinheiro, disse também que o  senhor Sarmento Júlio Armando foi  contratado pela UDACB na qualidade de Director Executivo e Contabilista  cujo  o  Contrato terminou no dia   30 de Janeiro de 2009 e trabalhava a força nesta união mentir que queria angariar fundos através de parceiros. Bernardo Dinheiro acrescentou que neste momento Sarumento fugiu e vendeu os bens de UDACB ilegalmente.

Por seu turno o director de Serviço Distrital de Actividade Económica de Báruè (SDAE), Zacarias Muzaja, desmente esta acusação de compra do carro em causa tendo assegurado que não se trata de venda mas sim de uma parceria entre UDACB E SDAE. Numa conversa de trabalho com Júlio Sarmento na semana passada disse a RCC que penhorou este carro de marca Toyota ao Zacarias Muzaja como cidadão e não como instituição porque deve ele o valor monetário de 500 mil meticais. Sarmento acrescentou que UDACB está dever ele também 18 meses de salários não pagos no valor de 500 mil meticais. Por outro lado circula informações que o director Muzaja, teria emprestado ao Sarmento Júlio Armando o valor de 500 mil meticais para lhe ajudar na compra de seu carro pessoal. Muzaja disse que emprestou este valor referido a UDACB  em nome de Sarmento para resolver problemas administrativos do sector.

No caso de motorizada o professor Madeira disse a nossa reportagem  em contacto  telefónico  que não estava na altura para responder sobre este caso mas prometeu aproximar a rádio Catandica  para  comentar.

Finalmente, Zacarias Muzaja promete devolver o carro aos camponeses mesmo na ausência do Sr Sarmento Armando .

Share.

Leave A Reply