Casa de cultura prevê inscrever e classificar 50 grupos de tufo

0

A Casa Distrital de Cultura na Cidade de Nacala Porto, arranca com novas inscrições a partir da última Segunda-feira (20 de Julho) albergando Grupos Culturais de Tufo. Quanto aos inscritos, serão levados ao Festival a fases de Localidades, Distrital e que terá o seu final na Província de Nampula nos dias 29 e 30 de Outubro do ano em curso. Segundo Omar Aquiamungo, prevê-se cadastrar 50 Grupos para o respectivo concurso, todos de Nacala Porto. Aquele responsável precisou de que as mesmas são totalmente gratuitas e a competição inicia entre os dias 20, 21 e 22 de Agosto corrente.

Num outro desenvolvimento, aquele dirigente não avançou com premiações /galardões pois, tudo está sob responsabilidade Provincial. E até ao final, apenas os 3 melhores Grupos poderão ser honrados e transitórios para a Fase Regional, pelos meados de Setembro. No futuro, tal como soubemos, o Tufo poderá ser classificado e considerado com o património mundial.

O Tufo (definição do autor) é uma das danças tradicionais abundantemente praticadas na zona Costeira do Norte de Moçambique. Esta dança é caracterizada por presença massiva de mulheres com o mesmo traje e a dançarem ou cantarem com o ritmo de batuques de pequena dimensão. São batuques que são tocados principalmente por jovens, com a palma da mão ou com espécie de palitos que não possam perfurar a pele do tambor. Na dança tudo vale desde o movimento do quadril, das nádegas, dos pés, das mãos e braços, da cabeça, dos ombros, da corda, da capulana, do Nsiro, do equipamento e traje do dia, do perfume, do ulular, da maquilhagem com jóias entre outros nunca revelados tais como do porque, aonde, quem e como fazer parte de um agrupamento de Tufo, aceitando sempre contribuir sub forma de stick para a existência e permanência no referido grupo. Nas mensagens de cada um dos cânticos de agrupamentos de Tufo, são de críticas sociais, respostas a preocupações que enfermam a sociedade, conduta masculina face a família e mulherada e ultimamente, políticos usam-nas para difundir os seus manifestos.

Chissale

Share.

Leave A Reply