Em Namialo: Menores vivem abandonados pelos pais durante três meses.

0

Dois menores que aparentam ter entre 2 e 5 anos de idade dos sexos feminino e masculino respectivamente, residentes no Bairro Napepere arredores do posto Administrativo de Namialo no Distrito de Meconta na Província de Nampula estão desde o mês de Abril a sorte de Deus, alias sem Protecção e cuidados necessários para o seu bem – estar, porque os seus progenitores as abandonaram e ate então estando em lugar incerto.

A nossa reportagem quando tomou conhecimento do assunto deslocou –se ao local e confirmou o estado critico em que aqueles petizes estão sujeitos, dentro de uma residência sem comida, nem onde dormir e lençol para se cobrir, muito menos a protecção, estando sujeitas a varias situações de violência, rapto, abuso, exploração, exclusão e ou descriminação diariamente. No entanto, esta atitude tomada pelos pais destas crianças, viola o plasmado no nº 1 do Artigo 47 da constituição da Republica que diz: As crianças têm direito à protecção e aos cuidados necessários ao seu bem -estar.

Na altura a nossa reportagem conversou com o menino de 5 anos que cuida da sua pequena irmã e consequentemente virando chefe da família que responde pelo nome de Elias Matias, que disse ter sido abandonado com os seus pais a já bastante tempo e até então que não sabe o seu paradeiro, estando a viver e garantir o seu auto sustento graças a ganha-pão de blocos que ele tem feitos no bairro, estando sujeito ao trabalho infantil.

“Vivemos graças ao trabalho de carregamento de blocos que tenho feito aqui no Bairro, os nossos pais sairão há muito tempo e ate as festas passamos sozinhos e se eu não transportar blocos esse dia não comemos”. – Acusou aquele menino visivelmente muito angustiado e preocupado.

Vizinhos interpelados com a nossa reportagem, lamentam o sucedido e dizem que não conhecem o pai mas afirmam que a mãe como é uma bêbada, suspeitam ter seguido um amante, pois a partir do dia que não sabem bem explicar, saiu da casa para mais uma jornada de embriagues e não voltou até agora, não estando a saber decerto o que aconteceu com a progenitora.

Acrescentam ainda que na casa onde vive os meninos mora também um Homem que diz ser tio das crianças e que só aproveita o espaço para o seu repouso nocturno, pois no período diurno este tem estado sempre ausente o que revela que não cuida deles mas sim aproveita o espaço.

Nesta segunda – feira, completamos três dias a procurar falar com o líder do bairro para ouvirmos o seu sentimento sobre o caso, e que as diligências caíram ao fracasso, pois nenhum dia conseguimos encontrar na sua residência.

No entanto, contactamos telefonicamente o responsável do INAS no Distrito de Meconta, que disse não ter conhecimento do caso e diz que casos do género o governo reporta a polícia ambos locais e por sua vez esta ultima instância dá informações ao INAS do Distrito, por sua vez este órgão canaliza o INAS província, procedências estas que pelo estado de andamento do caso suspeitam –se não acontecer, pois o chefe do Gabinete de atendimento de mulher e criança vitima de violência domestica no distrito de Meconta Manuel António, quando contactamos disse não ter conhecimento do sucedido

 

Por: Mussa Albino 

Share.

Leave A Reply