PARTICIPANTES DO INTERCAMBIO FALARAM DOS DESAFIOS QUE ENFRENTAM NOS SEUS DISTRITOS.

0

Temas debatidos:
Papel do Caicc e dos pontos focais;
Experiencias para superar os desafios do dia-a-dia
Acesso ao material que Caicc oferece as rádios
Dia a dia das jornalistas nas suas rádios comunitárias;
Planificação para produção de notícias/reportagens e programa radiofónico (trabalho em grupo).
No primeiro dia do intercâmbio das mulheres jornalistas de Nove rádios comunitárias da província de Cabo Delgado, que decorre aqui no centro multimédia Nacedje de Macomia, falaram das dificuldades que encaram nas instituições do sector público, para o acesso a informação.
Segundo Elas, a alegada falta de abertura de dirigente das instituições, esta dificultar o exercício pleno das suas funções. Sectores de PRM, Saúde e Agricultura, são algumas onde as jornalistas encaram dificuldades para aceder a informação.
Os coordenadores são também acusados de falta de promoção de reuniões internas nas rádios, favoritismos aos funcionários e colaboradores amigos e falta de disponibilização dos materiais oferecidos pelo Caicc.
As participantes, reconheceram por outro lado que, a falta de informação e formação está igualmente limitar, o exercício pleno da sua atividade.
Estes depoimentos foram expressos no decurso dos trabalhos do primeiro dia do intercâmbio das jornalistas mulheres das rádios comunitárias de Mocimboa da Praia, Mueda, Macomia, Sem Fronteiras, Balama, Chiure, São Francisco de Assis, Nangade e Montepuez.
Porque ainda são poucas mulheres que fazem rádio nas comunidades?
Houve tantas respostas.
Falta de conhecimento do papel da radio, Falta de subsidio, impedimento pelos maridos, se acham não ter capacidade para fazer radio, palavras de certos indivíduos dizendo que não há motivo de estarem na radio sem remuneração, entre outros.
Motivação:
As nove jornalistas acreditam que podem fazer melhor, eliminando todas as ideias que as mulheres acham que não são uteis a sociedade, conforme disse, uma das participantes vinda da radio sem fronteiras.

Share.

Leave A Reply