Alunos do curso nocturno da Escola secundaria de Namialo recebem aulas sentados no soalho

0

Um número considerável de alunos do curso nocturno da Escola secundaria de Namialo, no Distrito de Meconta recebem aulas sentados no soalho, na Escola Primaria completa de Namialo – sede supostamente por falta de eletrificação das instalações próprias daquele estabelecimento de ensino.

A nossa reportagem ouviu sentimento de alguns alunos que estudam naquela Escola e mostraram –se insatisfeitos com a situação e dizem que o cenário tira a boa vontade de uma parte deles, alegadamente de estarem sujeitos a condições não adequadas de aprendizagem.

A nossa reportagem conversou com a Directora da Escola Julieta Marcelino Petróneo, a qual disse que o facto não se deve a falta de carteiras na Escola, mas sim da falta de eletrificação, uma vez que os alunos deste período recebem aulas nas salas emprestadas da Escola Primaria completa de Namialo onde aproveitam a corrente eléctrica da rede nacional.

“A escola tem carteiras suficientes para acomodar todos alunos, temos 17 turmas equipadas de carteiras em perfeitas condições, com isso queremos dizer que o facto não se deve a falta de carteiras, mas sim da falta de electrificação das nossas instalações, até os alunos já happy wheels reclamaram disso varias vezes, mas estamos sem como porque as salas que estamos usar são emprestadas.” – Salvou a fonte.

Na ocasião, Julieta disse que a falta de electrificação daquela Escola Secundaria é uma autêntica preocupação para a Direcção assim como os alunos, e até certo ponto desmoraliza os alunos do curso nocturno porque eles têm altas taxas de matrícula e não usufruem dos benefícios, porque estudam em precárias condições.

“Desde que saímos das Instalações da Agricultura na Escola técnica para as nossas instalações, a única preocupação que tem nos afectado muito é da falta de energia nesta Escola e até certo ponto a situação desmoraliza aqueles que estudam no curso nocturno” – Frisou a nossa entrevistada.

Para além de a preocupação afectar os alunos do curso nocturno, igualmente lesa os do curso diurno porque são sujeitos a consumirem agua impropria dos poços tradicionais circunvizinhos, pois a única fonte de água potável que a Escola tem, não consegue puxar a agua  devido a falta de energia.

De salientar que a Escola secundaria de Namialo, começou a funcionar nas instalações próprias desde 3º trimestre de 2010.

Por: Mussa Albino

Share.

Leave A Reply