No Distrito de Meconta Ametramo louva colaboração com o sector da saúde

0

A associação dos Médicos tradicionais de Moçambique (AMETRAMO) no Distrito de Meconta em Nampula, mostra –se satisfeita pela colaboração que esta agremiação tem com o sector da saúde no concernente a sua inclusão em formações de cuidados domiciliários de varias doenças.

Face esta colaboração que começou a se materializar nesta parte da província de Nampula desde o ano 2011, perto de 30 médicos tradicionais de diversas zonas e pertencentes a Associação foram munidos de ferramentas sobre o tratamento e cuidados domiciliários de doenças como a diarreia, malaria, tuberculose incluindo mensagens a dar as pessoas padecendo de HIV/SIDA nas comunidades.

Segundo o vice – presidente da Ametramo em Meconta Quarente Hilario, a luz desta cooperação com o sector da saúde, os médicos tradicionais desta região estão mais abalizados no uso e conservação dos medicamentos tradicionais, ajudando assim responder sempre que necessário as necessidades da comunidade em termo de saúde pública.

“A saúde está acolhendo os médicos tradicionais e está integrar na sua equipa de trabalho, no sentido de trabalhar em colaboração juntamente com os profissionais do sector de saúde pública, e esta se materializando o facto”. – Sublinhou muito satisfeito a nossa fonte.

Na ocasião, Quarenta disse acreditar que é com esta colaboração que existe entre as partes, que tem contribuindo bastante para o aumento de consultas e consequentemente diminuição de casos de mortes por varias doenças mortíferas como a malaria e diarreias, porque as pessoas da comunidade com habito de acreditar só a medicina tradicional, tem sido sensibilizadas pelos curandeiros a se dirigirem no centro de saúde em casos de doenças complicadas como por exemplo a Tuberculose.

A Associação dos médicos tradicionais de Moçambique no Distrito de Meconta, conta actualmente com 642 Membros.

Por: Mussa Albino

Share.

Leave A Reply