3 Povoados da Cidade de Nacala Porto separados por enxurradas

0

O rio Namakuluche atravessa pela estrada de terra abatida que da acesso a Cidade de Nacala Porto aos residentes de Lile, Maheleni e Inacu.

Neste tempo chuvoso, o rio foi enchendo aos poucos tendo entre a madrugada e manhã de hoje (09.01.2015), transbordado a ponte de betão armado que faz travessia pelo mesmo, vedando a passagem de chapas-cem que queiram ir ou voltar daqueles povoados.

No local, há gente que nos seus cálculos habituais, detinham de valores monetários fixos para um trajecto, estes que são sancionados pelo meio pela presença de um primeiro pescador que trouxe sua lancha e remo, está a cobrar 10,oo Mts por passageiro, independentemente da idade, pela travessia. Estimam-se que o mesmo leve em média 6 cidadãos todos, incluindo ele, desprovidos de boias ou algo seguro para atravessar os perto de 75 metros de caudal do rio.

Para além de camponeses não puderem ir aos seus campos agrícolas, chapas-cem bem como exploradores de pedras para construção não puderem exercer suas actividades normais no referido trajecto, compradores de peixe nas praias dos referidos povoados não se farão presentes para a habitual troca comercial esperando-se que nas próximas semanas o peixe custe caro nos mercados de Nacala Porto, principalmente.

Recorde-se que o Município de Nacala e na pessoa do Vereador Chadreque Nicodela e numa recente entrevista concedida a STV generalista disse que o pelouro está ciente do tempo em que estamos e algo vai se fazer nos próximos dias com vista a dar resposta imediata a casos do género. Na altura, o mesmo dirigente respondia a um problema de crassa cratera que ao longo das duas ultimas épocas chuvosas deixa residentes de Ontupaia e concretamente junto da Escola Secundaria São Vicente de Paulo, isolados de normal transitabilidade.

Chissale

Share.

Leave A Reply