Hospital de referência fica 48 horas sem água nas torneiras

0

A reclamação proveio de doentes internados ao longo deste final de semana estes que ressentindo a falta de água, iam enviando SMS’s para inúmeros jornalistas como forma de encontrarem junto da imprensa, uma saida! Os mesmos foram claros ao dizerem que ao longo do período em questão, inúmeros galões de água provindos da povoação ou arredores do hospital e em casas aonde ela é vendida, deram entrada pelas portas do Hospital, para dela se servirem.

A resposta só foi possivel obter na tarde desta segunda feira e numa altura em que ja jorra água e o Dr. Cachimo Mulima, Enfermeiro Chefe Distrital de Nacala Porto reconhece que houve falta de água nas torneiras do HGN durante o final de Semana mas tranquilizou de que a estas alturas, o Hospital Geral de Nacala encontra-se a receber regularmente água Potável sempre que puder pois, esta instituição possui 2 tubagens, todas provenientes do Sistema de bombagem de Mpako sendo uma cuja qual foi muito ramificada ao longo do percurso, por consumidores domesticos e mesmo que a água seja bombeada durante dias, nenhuma gota jorra. Este facto fez com que o Hospital Distrital em coordenação com o FIPAG encontrassem meios de ramificacao duma segunda tubagem com destino exclusivo para o referido Hospital, esta que funciona com toda a regularidade.

Para este dirigente, o problema surge quando há problemas de fraco ou nulo abastecimento de energia eléctica ao longo de algumas horas. E mesmo com este problema, o Hospital em coordenação com Agentes económicos, têm tido mais uma saida, ao se levantarem senhas via FIPAG para o abastecimento de todos os tanques do Hospital. Os 60 mil litros, só servem para 48h00 no máximo, disse Mulima assim que o uso da água tem sido para diversos fins a destacar o banho de cada doente e nalguns casos de crianças e seus acompanhantes, lavabos, lavagem do soalho de cada uma das enfermarias e nalguns casos, na rega de relva exposta no pátio.

Chissale

Share.

Leave A Reply