Escola Secundária da Ilha de Moçambique pega fogo

0

 

19 Atletas pré-seleccionados para competições desportivas escolares de 2014 na Escola Secundaria de Ilha de Moçambique safaram-se de um incêndio de altas proporções que afectou um salão improvisado pela Direcção da mesma Escola, para que as alunas residissem.

O acto deu-se pela madrugada de hoje (19-07-2014) e por volta das 4h00, disse o guarda da Escola. – Eram 4h00, altura em que as alunas preparavam-se para sair deste quarto improvisado para o campo de treinos. Essa lâmpada fluorescente caiu para o soalho tendo criado o fogo que pegou em 4 colchões tendo também fumigado todo este quarto e outros compartimentos vizinhos do edifício. Foram as mesmas alunas que apagaram o fogo, mas as gritarias e com o recurso a agua salgada desta praia.

Pelos vistos, a sala em questão vai merecer uma urgente intervenção de reabilitação que envolve pedreiros, electricistas e pintores.

Pela parcial iluminação do edifício, há que fazer menção o facto de não puder haver ensino em algumas salas de aula (nocturno), não haver produtividade em gabinetes de dirigentes de escola pois não pudem usar o existente material informático.

Outro sim, a Ilha de Moçambique não esta preparada para gerir incêndios quer pela concentração de casas feitas na base de palha e sem vias de acesso as entranhas, quer também  pela estreiteza da ponte de 3 Km, esta que pela engenharia não permite que grandes viaturas a atravessem. A ser assim, o corpo de salvação pública na Ilha de Moçambique só pode provir, caso sejam solicitados, de Nacala ou Nampula, cidades equidistantes acima de 200 Km da nossa Ilha.

Fotos de incêndio – ver no facebook de Arlindo Chissale

 

Share.

Leave A Reply